Programa Brasil Alfabetizado promove formação continuada para os professores

16/03/2012

 

            O Programa Brasil alfabetizado está capacitando os professores voluntários que irão alfabetizar mil alunos este ano, a formação começa nesta sexta, dia 16 e vai até o dia 24 deste mês no Centro Cultural Rivelino de Carvalho.

A formação começará às oito horas, com a abertura que será feita com a apresentação do programa e da resolução nº 32/2011 e terá como eixo temático um breve histórico do analfabetismo no Brasil e na Bahia com dados estatísticos, a mediadora será a professora especialista Maria Augusta e terá carga horária de 02 horas.

No dia 19 de março, a partir das oito horas o eixo temático será o homem e o mundo do trabalho e sua relação socioeconômica, política e cultural, a mediadora será a professora especialista jocéia Mata, com carga horária de 04 horas. Á tarde a partir das 14 horas o eixo temático será o perfil do alfabetizando e do alfabetizador no processo de alfabetização e a importância da formação continuada, com a mediadora a professora especialista Cristina Reis, com carga horária de 04 horas.

No dia 20, a partir das oito horas o eixo temático será: planos – planejamento de aulas na alfabetização, com a professora especialista e mediadora Adriana Arruda e terá carga horária de 04 horas. Na parte da tarde o eixo temático será “o currículo, a interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos, a utilização do livro didático e material didático”, com a professora especialista Romênia Carvalho, com carga horária de 04 horas.

No dia 21, às oito horas o eixo temático será “teste cognitivo de entrada e de saída como instrumento voltado para a melhoria das práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem com a professora mestre Tânia Xavier com carga horária de 04 horas e na parte da tarde o eixo será a construção da linguagem oral e escrita na alfabetização de jovens, adultos e idosos, com a professora especialista Carla Tartari com 04 horas.

Na quinta, dia 22 às 08 horas o eixo temático será a “educação inclusiva: uma prática possível”, com a professora especialista Sandra Samara, com carga horária de 04 horas, na parte da tarde o eixo temático será o aprendizado da matemática na alfabetização de jovens e adultos/importância da matemática no cotidiano, com a professora especialista Leise Maria com carga horária de 04 horas.

Na sexta, dia 23 às 08 horas, com eixo temático “metodologia - métodos e técnicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos na leitura e escrita, com confecção de material didático,com a professora especialista Ednéa Passos,com carga horária de 04 horas.

E no dia 24, sábado às 08 horas com eixo temático “metodologia- métodos e técnicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos na matemática com confecção de material didático com a professora mestre Ana Maria Porto, com carga horária de 04 horas.

 

Fonte:

http://www.jornalnovafronteira.com.br/?p=MConteudo&i=5685