Programa Brasil Alfabetizado forma 1.200 alunos em São Luís

22 de dezembro de 2010

 

A Prefeitura de São Luís realizou, na tarde desta terça-feira (21), no ginásio Castelinho, a formatura de 1.200 alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Trata-se da política de alfabetização e inclusão social do Governo Federal, coordenada, no município, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, o prefeito João Castelo destacou a importância do programa para a melhoria da qualidade de vida da população. “Não importa a idade, condição social ou econômica, o que interessa é que estes alunos estão mostrando que querem obter mais conhecimento e que aproveitaram, muito bem, esta oportunidade. Isso é mais qualidade de vida”, enfatizou.

Segundo o prefeito, os novos formados terão a oportunidade de novas capacitações. “Todos terão mais condições de crescer, progredir e melhorar de vida, haja vista que têm, a partir de agora, base teórica suficiente para novas formações”, disse Castelo, ao fazer a entrega simbólica do certificado à formanda Ana Maria Almeida.

O curso de formandos teve duração de oito meses num total de 320 horas de atividades pedagógicas. Iniciado em 2003, o programa está em sua quinta etapa de execução na capital com um total de 34.154 alunos formados.

 

Universalização do ensino

O principal objetivo do PBA é promover a universalização do Ensino Fundamental por meio de ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos, contemplando a formação inicial e continuada dos alfabetizadores da rede pública e de educadores populares.

Em seu pronunciamento, a secretaria municipal de Educação, Sueli Tonial, enfatizou o empenho dos alfabetizadores e elencou os benefícios do programa. “Isto representa não somente leitura e escrita, é também cidadania para todos”, destacou.

A formanda Francisca da Trindade Silva, num discurso emocionado, agradeceu a iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Governo Federal. “Fico bastante grata a todos pela oportunidade de fazer esse curso. Hoje, sinto-me muito feliz”, disse.

O evento, de iniciativa da Prefeitura de São Luís, contou com a presença da coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, Antonieta Lago Teixeira; da articuladora regional no Maranhão do Movimento de Educação de Base, Isaura Moreira Modesto; da superintendente de Educação de Jovens e Adultos, Margareth Santos Fonseca; da deputada Gardênia Castelo (PSDB), dos vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e João Batista Matos (PPS), além de convidados, professores e imprensa.

 

Fonte:

http://www.jornalpequeno.com.br/2010/12/22/programa-brasil-alfabetizado-forma-1200-alunos-em-sao-luis-141292.htm