Programa Brasil Alfabetizado é destaque no estado de Alagoas

28/04/2014

 

 

A 8ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) em Alagoas está aberta e aguarda inscrições daqueles que não ingressaram no ensino fundamental e que não sabem ler e escrever. Além de ofertar a alfabetização, o PBA visa inserir os alunos alfabetizados em turmas de Educação e Jovens Adultos (EJA).

Em Alagoas, na 6ª etapa do Programa, 2.900 alunos foram inseridos no ensino fundamental. Porém, na 7ª etapa, que será concluída em junho, dos 10 mil alunos inscritos, seis mil serão encaminhados para no ensino fundamental em turmas de EJA.

Todo esse trabalho já reflete na garantia de recursos do Governo Federal para a abertura de 300 turmas de Educação de Jovens Adultos destinados aos alunos que concluirão a 8ª etapa do PBA.

De acordo com a gestora do Programa em Alagoas, Adeilma Fonseca, o reconhecimento do Governo Federal assegura melhores condições para o Estado alfabetizar mais pessoas. “Já estamos com todo material assegurado para a 8ª etapa, kits para alunos e professores. Vamos distribuir merenda, pela primeira vez, para todos os alunos do BPA”, destacou Adeilma. No sistema prisional estão sendo alfabetizados 250 reeducandos. Nesta nova etapa, 400 vagas serão destinadas para esse público.

A consultora do Ministério da Educação, Leyla Menezes, esteve em Alagoas para avaliar as ações do Programa de Ações Articuladas (PAR) junto com os técnicos da Secretaria de Estado da Educação do Esporte (SEE) que contemplam a universalização da alfabetização e a escolarização dos alunos egressos no Programa em Alagoas. Segundo ela, Alagoas vem tendo destaque no PBA pela superação das metas nas últimas etapas. A meta estabelecida pelo Governo Federal foi de dez mil alunos inscritos na 7ª etapa e o Estado conseguiu a inscrição de 12 mil alunos.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, o PBA é uma oportunidade para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à alfabetização. Porém, a secretária destacou que o objetivo é também estimular a conclusão do ensino médio. “Devemos fazer tudo por etapa, primeiro alfabetizamos, depois inserimos no ensino fundamental e depois encaminhamos para a rede estadual onde irão concluir o ensino médio. Por isso, é tão importante o PBA em Alagoas”, destacou Josicleide.

 

Fonte:

http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/04/28/programa-brasil-alfabetizado-e-destaque-em-alagoas