Programa Brasil Alfabetizado apresenta voluntários e alfabetizadores

27/02/2013

 

 

O Prefeito Jorge Diogo (PT), participou na noite desta terça-feira (26), do I Encontro de Alfabetizadores e Voluntários do Programa Brasil Alfabetizado para os trabalhos do ano letivo de 2013. A reunião foi realizada em uma das salas da Escola Municipal Antônio Henrique Filho.

O encontro também contou com a participação da primeira dama e pedagoga, Léia Diogo; da Secretária Municipal de Educação, Floriana Débora Ladeia; da Adjunta, Aracy Henrique de Souza; da Secretária Municipal de Assistência Social, Eliane Lopes Leite e da Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Vivian Aparecida da Silva Delalibera Barbosa.

O encontro teve o objetivo de conhecer as experiências dos 12 alfabetizadores e 16 voluntários da ação, como também apresentar ações do Programa, que é promovido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), por meio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação e conta com o apoio do Governo Municipal de Brasilândia.

O programa é realizado desde 2003, voltado para a alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, sendo uma porta de acesso à cidadania e tem como principal finalidade em despertar o interesse pela educação.

Débora falou da dívida cultural e social que o país tem em relação a quantidade de pessoas que não foram alfabetizadas no tempo certo e que hoje, o Governo Federal busca parcerias com os municípios em resgatar a importância do estudo principalmente para aqueles que não tiveram oportunidade. “Sabemos que é um déficit que não foi culpa nossa, mas hoje temos a responsabilidade em saldá-la para corrigir este problema que ocorreu no passado. Parabéns a todos que estão engajados nesta ação”, enfatizou.

Eliane, secretária de Assistência Social, que também já foi alfabetizadora e hoje é voluntária, disse a sua paixão sobre o Programa. “Estou muito feliz, pois hoje temos uma equipe maior e fico contente em participar mais uma vez, pois sou apaixonada pelo Brasil Alfabetizado. É um trabalho de muita responsabilidade diária, pois conhecemos o jeito de cada alfabetizando e obtemos uma troca de experiências”, avalia.

A primeira dama e pedagoga Léia Diogo, que também já auxiliou no Programa disse da expectativa aos alfabetizadores e voluntários iniciantes e a importância em participar desta iniciativa. “Tenho certeza que vocês já são considerados especiais, pois trabalhar com este público tem que amar e se doar. Este é o papel fundamental do Brasil Alfabetizado: o amor pelo Programa”, ressaltou.

Jorge Diogo  desejou boas vindas e parabenizou a participação de todos na ação. “Vocês contribuirão com estas pessoas que nos deram várias lições ao longo da vida. São pessoas muito especiais e para mim é uma grande satisfação saber que Brasilândia possui esta equipe disposta em ajudar na educação. Parabéns a todos”, disse.

Após a fala das autoridades, houve a apresentação dos alunos do Projeto Canta Brasilândia e na sequência, o depoimento de voluntários e alfabetizadores iniciantes e os veteranos. A coordenadora do Projeto informou que a previsão do início das aulas está entre final de março e início de abril e que haverá turmas do Distrito Debrasa, Reassentamento Pedra Bonita, Santana e na área urbana do município, as aulas serão nas Escolas Municipais Arthur Hoffig, Antônio Henrique Filho e Paulo Simões Braga.

Os interessados em participar do Programa, poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Bartolomeu Viana Cavalcante, no Bairro Jardim Camargo. Para mais informações, o telefone é (67) 3546-1274 e falar com a Vivian.

 

Fonte:

http://www.agorams.com.br/jornal/2013/02/programa-brasil-alfabetizado-apresenta-voluntarios-e-alfabetizadores/