Programa de alfabetização é explicado aos mineiros

04/06/2003 11:17

 

Prefeitos de 80 municípios, líderes comunitários, diretores de escolas e lideranças políticas da Zona da Mata e do Sul de Minas Gerais participaram de uma verdadeira maratona de orientação sobre programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal. Na área de Educação, o tema foi o Programa Brasil Alfabetizado, que prevê a abolição do analfabetismo no País até 2006.

 

A orientação aos municípios foi feita por Alípio Correia, da Secretaria Extraordinária Nacional de Erradicação do Analfabetismo. Correia esteve nas cidades de Poço Fundo, Minduri e Goianá no período de 22 a 24 de maio. "A participação maciça dos municípios no esforço nacional contra o analfabetismo é fundamental", disse Correia.

 

Para alfabetizar 20 milhões de jovens e adultos em quatro anos, como prevê o Brasil Alfabetizado, o MEC, segundo Correia, mobiliza governos estaduais, prefeituras, organizações não-governamentais, empresas, universidades e instituições de ensino de todo o país. O cronograma da Secretaria Extraordinária Nacional de Erradicação do Analfabetismo prevê a alfabetização de três milhões de pessoas em 2003, seis milhões em 2004, outros seis milhões em 2005 e cinco milhões em 2006.

 

Prefeitos e líderes comunitários receberam explicações sobre os procedimentos necessários para formalizar convênios com o MEC e, assim, garantir o repasse de recursos destinados à capacitação de alfabetizadores e ao trabalho de alfabetização. Os projetos referentes a este ano devem ser encaminhados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até o dia 30 próximo.

 

"O Programa Brasil Alfabetizado é de fundamental importância, pois os municípios tinham interesse em alfabetizar, mas não dispunham de recursos", destacou o prefeito de Minduri, Edmir Geraldo Silva.

 

 

Repórter: Helenise Brant

Editora Web: Irla Maia

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3677