Professores do ensino médio voltam à
universidade
15/07/2005 15h30
Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, estão oferecendo ou vão oferecer formação continuada a professores do ensino médio. Os docentes poderão fazer cursos de especialização e pós-graduação em biologia, física, química e matemática em instituições de ensino superior (Ifes) selecionadas pelo Ministério da Educação. Os recursos, de R$ 5,7 milhões, provêm do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O MEC selecionou 76 projetos de especialização e de pós-graduação de 56 Ifes. A seleção foi feita por meio do Programa Nacional de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (Pro-Ifem), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Com a iniciativa, o MEC dá ao professor a chance de se atualizar e de aprofundar conhecimentos.
Os cursos de aperfeiçoamento ligados ao Pro-Ifem têm, no mínimo, 180 horas de aula. Os de especialização, 360. “O Pro-Ifem dá chance aos professores de retornar à universidade”, observou Francisco Potiguara, coordenador-geral de políticas do ensino médio. Segundo ele, os estados optaram pelo Pro-Ifem por reconhecer a importância da qualificação dos professores.
“Até meados de 2006, os professores dos sete estados e do Distrito Federal envolvidos no processo de capacitação terão voltado à universidade”, previu Potiguara. Segundo ele, as secretarias que optaram pelo Pro-Ifem têm independência para montar seu projeto de formação.
Plataforma — O superintendente do ensino médio da Secretaria de Educação de Goiás, Paulo Sérgio Pantaleão, avalia que o Pro-Ifem repercute na melhoria da educação. “O professor, além do ganho intelectual, tem conquistas no plano de carreira”, disse.
Paulo Sérgio salientou que o MEC ofereceu à Secretaria de Educação de Goiás a plataforma e-Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), ambiente digital de aprendizagem a distância. Com ele, os professores estudam on-line, recebem material impresso e trocam experiências com tutores.Mais informações pelos telefones 2104-8813 e 2104-8010.
Repórter: Susan Faria
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2207&FlagNoticias=1&Itemid=2330