Prefeitura ofertará 300 vagas no ProJovem

16/02/2012

 

A Prefeitura de Francisco Beltrão ofertará, neste ano, o ProJovem  Trabalhador. O programa é destinado a pessoas com idades entre 18 e 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não tenham frequentado ensino superior e que a renda per capta familiar não ultrapasse um salário mínimo. Serão oferecidas 300 vagas para os seguintes itens ocupacionais: Administração, Construção e Reparos, Madeira e Móveis, Metal Mecânico e Vestuário. Para cada capacitação serão oferecidas 60 vagas.

Dentro destes arcos ocupacionais funcionarão quatro ocupações. "Dentro do arco ocupacional de Administração, por exemplo, o aluno poderá participar de cursos de recepcionista, office boy ou auxiliar de escritório", explica o coordenador de programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leandro Legramanti.

As capacitações terão duração de seis meses, e os alunos receberão do governo federal, através do Ministério do Trabalho, bolsa auxílio de R$ 100. "Outro ponto positivo é que a empresa contratada para a execução do programa tem prazo de três meses para inserir 30% dos alunos no mercado de trabalho", diz Legramanti. A licitação para contratação da empresa deve acontecer em breve.

 

 O projeto

O governo federal irá investir R$ 540 mil em cursos profissionalizantes. Eles serão coordenados pelas secretarias municipais de Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo. No município serão ofertados os cursos de Administração, Construção e Reparos, Madeira e Móveis, Metalmecânca e Vestuário, com o total de 300 vagas.

A maior demanda de empregabilidade do município está na produção agrícola, pecuária, produção moveleira, agroindustrial, metal leve e confecções. O IBGE estima que a população seja de 79 mil habitantes.

 Assim, a parceria com o ProJovem Trabalhador tem o objetivo principal de promover a criação de oportunidade de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social frente ao mundo do trabalho, através da qualificação socioprofissional com vistas à inserção na atividade produtiva.

O programa também tem a intenção de promover ações que contribuam para o conhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e com a redução das desigualdades; preparar e inserir os jovens no mundo do trabalho, em ocupações com vinculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais geradoras de renda.

Os cursos que serão disponibilizados visam à qualificação profissional do jovem, que consiste na aquisição prática e teórica, através de aulas organizadas por uma equipe específica ligada aos setores escolhidos. De acordo com o projeto, "a qualificação profissional é um processo que não só ensina uma profissão, como insere o jovem na sociedade, tornando o cidadão pleno e, para isso, na formação também serão abordados conhecimentos que trabalhem os aspectos físico e emocional, valores éticos, políticos e culturais".

 

ProJovem Adolescente

O ProJovem Adolescente é executado pela Prefeitura desde 2008. As inscrições para o programa serão realizadas até o dia 25, na Secretaria de Assistência Social, onde jovens com idade entre 15 e 17 anos são atendidos.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer na Assistência Social, no Cras Norte ou, ainda, na Escola Oficina Adelíria Meurer, que fica no bairro Luther King/Entre Rios. No ato da inscrição o jovem deve estar acompanhado de um responsável maior de idade e apresentar documento de identidade.

 

Fonte:

http://www.jornaldebeltrao.com.br/beltrao/prefeitura-ofertara-300-vagas-no-projovem-71614/