Prefeitura lança Programa ProJovem Urbano em Ourinhos

18/02/2012

Ourinhos é o 2° município da região a implantar o Programa, destinado a jovens entre 18 e 29 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental



http://governomunicipal.com.br/media/ourinhos.sp.gov.br/med/e762a9a7f84089df2b2dda9209f4c3f9.jpgAs inscrições para os Cursos do “ProJovem Urbano”, destinado a jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, terão início no dia 15 de março

No início deste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao Programa ProJovem Urbano, projeto disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) a todos municípios com mais de 100 mil habitantes, cujo intuito é promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.

O Secretário Municipal de Educação Paulo Henriques Chíxaro explicou como se formalizou a adesão de Ourinhos ao Programa ProJovem Urbano. "Nós ficamos sabendo da existência deste Projeto e eu o levei para análise do Prefeito Toshio Misato, que prontamente deu todo apoio para que nós o implantássemos em Ourinhos", conta. 

Chíxaro informou ainda que "entre os municípios da nossa região, apenas Presidente Prudente já implantou o ProJovem Urbano e nesta 1ª etapa de implantação do Programa iremos ofertar 200 vagas, mas caso percebamos que há uma demanda maior, quando formos renovar o contrato em novembro de 2013, poderemos ampliá-las", frisou.

A Coordenadora do ProJovem Urbano em Ourinhos, Rosa Helena Teixeira Nunes, destacou a importância do Programa e como será desenvolvido.  "Além de concluir o Ensino Fundamental e se qualificar profissionalmente, o ProJovem Urbano proporcionará a estes jovens que encontram-se excluídos do processo educacional, do mundo do trabalho e da sociedade, uma nova oportunidade e maior participação cidadã, conhecendo e participando mais no meio social em que ele vive. Para tanto, estamos estabelecemos uma parceria com a Secretaria de Assistência Social por meio dos CRAS's (Centros de Referência da Assistência Social) que dinamizará ainda mais este processo, além de indicar pessoas atendidas pelos projetos sociais dos CRAS's que façam parte deste público-alvo do ProJovem Urbano, dando oportunidade para que possam realizar os cursos oferecidos", explicou.   

 

ProJovem Urbano em Ourinhos

Os cursos oferecidos pelo Programa, em Ourinhos, serão na área de serviços pessoais (Manicure e Pedicure, Depilador, Cabeleireiro e Maquiador), e disponibilizará aos jovens entre 18 e 29 anos, a chance de concluírem o Ensino Fundamental, havendo disponibilidade de 200 vagas. 

O projeto é estruturado por atividades presenciais e não presenciais, tendo duração de 18 meses, devendo os alunos realizarem o mínimo de 75% das atividades propostas para recebimento do certificado.

Os alunos que tiverem filhos entre 0 e 08 anos poderão contar com uma sala de acolhimento, onde as crianças permanecerão e terão atendimento com um monitor, durante o período de aula de seus pais.

Além disto, os alunos e seus filhos receberão um lanche antes do início das aulas e aqueles que necessitarem utilizar transporte coletivo, receberão auxílio para se deslocar à Unidade Escolar.

As aulas do ProJovem Urbano serão realizadas na EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, entre às 18h30 e 22h30, sendo iniciadas no dia 07 de maio de 2012 com término em 06 de novembro de 2013. 

Inscrições

Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 15 de março e  30 de abril, na EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, à Rua José Felipe do Amaral n°300, das 19h às 22 horas, apresentando os seguintes documentos:  CPF, RG, comprovante de residência, uma foto 3 x 4 e histórico escolar (caso possua).

Mais informações podem ser obtidas na Unidade Escolar, pelo telefone: 3325-1133.

Características do ProJovem Urbano

O ProJovem Urbano tem o objetivo de proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre:

* Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental;

* Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial;

* Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

 

Finalidades específicas do Programa

* Reinserção dos jovens no processo de escolarização;

* Identificação de oportunidades potenciais de trabalho e a capacitação dos jovens para o mundo do trabalho;

* Participação dos jovens em ações coletivas de interesse público;

* Inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação;

*Ampliação do acesso dos jovens à cultura.

 

Fonte:

http://www.ourinhos.sp.gov.br/noticia/11086/Prefeitura+lanca+Programa+ProJovem+Urbano+em+Ourinhos