Prefeitura insere novos alunos do ProJovem no mercado de trabalho

05/01/2011 05:37

 

O ano de 2011 começou bem para Marilene Teodoro, 19 anos, moradora no Sítio São Jorge, e outros 20 jovens acolhidos pela Prefeitura de Maceió no programa ProJovem Trabalhador. Na noite desta segunda-feira (3), na inauguração do Café do Braz - novo empreendimento do Maceió Shopping - eles inauguravam, também, a Carteira de Trabalho, com o registro do primeiro emprego.

                Após seis meses participando do programa de capacitação, executado por meio do Banco do Cidadão, eles foram inseridos no mercado de trabalho e constituem, agora, o quadro de funcionários do estabelecimento.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Arnóbio Cavalcante Filho, o ProJovem Trabalhador - iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – foi implantado em Maceió no ano passado, e já contempla dois mil jovens com idade entre 18 e 29 anos.

“Já temos cerca de 600 jovens estreando no mercado de trabalho até fevereiro. Estamos trabalhando com diversas empresas privadas: supermercados, hotéis, restaurantes, inserindo esses jovens, que antes viviam fora da rede de proteção social”, destaca o secretário Arnóbio Cavalcante. Segundo ele, o programa funciona a partir da captação, pela Prefeitura, de recursos junto ao MTE, e a disponibilização desse dinheiro, junto com a contrapartida do município, para os programas de capacitação que são executados pelo Banco do Cidadão.

Enquanto são capacitados, os alunos,vindos de famílias carentes, são beneficiados com uma bolsa de R$ 100 mensais.

As capacitações, segundo o presidente do Banco do Cidadão, Pedro Verdino, englobam as principais demandas do mercado, como turismo, comércio, beleza e estética, e serviços gerais. “Eles saem aptos para trabalhar em qualquer empresa do ramo, e boa parte é absorvida pelo mercado de trabalho de forma quase que imediata”, diz Pedro Verdino.

Para os empresários, a vantagem de receber o profissional já capacitado é grande. “Não precisamos nos preocupar em ensinar o serviço. Além disso, por ser o primeiro emprego, eles chegam cheios de vontade e motivação. Quase todos os nossos funcionários vieram do ProJovem Trabalhador, e todos eles estão começando com carteira assinada”, diz a empresária Paula Tenório, proprietária do Café do Braz.

 

por Secom Maceió

 

Fonte:

http://cadaminuto.com.br/noticia/2011/01/04/prefeitura-insere-novos-alunos-do-projovem-no-mercado-de-trabalho