Prefeito recepciona alunos do Projovem Urbano
Cuiabá / Várzea Grande, 03/06/2009 - 13:04.

Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, recepcionou na noite de ontem (02), no ginásio Verdinho, 1,2 mil alunos matriculados no Programa de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), mantido pelo governo federal em parceria com a prefeitura de Cuiabá. Os secretários municipais de Educação, Carlos Carlão do Nascimento e de Governo, Osvaldo Sobrinho, participaram do evento, bem como os vereadores Neviton Fagundes e Roosevelt Coelho.

Jovens com idade entre 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e não tenham vínculo empregatício, são atendidos pelo programa, que tem como objetivo elevar a escolaridade dessa parcela da população.

Para o prefeito Wilson Santos, o Projovem tem obtido sucesso desde que foi implantado, por ser uma ação executada em parceria entre o governo municipal e federal. Ele exemplificou com o resultado da seleção para a Copa do Mundo de 2014, quando a capital mato-grossense foi uma das escolhidas, por um esforço conjunto das três esferas do governo.

Na ocasião, muitos jovens demonstraram interesse em se qualificar na área de Turismo, por ser um setor em expansão, principalmente com a confirmação dos jogos da Copa de 2014 em Cuiabá.

Wilson Santos ressaltou a importância dos jovens se dedicarem às aulas do Projovem. “É preciso saber aproveitar as oportunidades, ter compromisso e amor pelo que faz”, disse. Ele também destacou a necessidade de se evitar os riscos implícitos no consumo de drogas e álcool. O prefeito lembrou que muitos jovens, após concluírem o Projovem, podem aproveitar outras oportunidades oferecidas pela própria administração municipal, como as a linha de crédito do Cuiabanco e terem um empreendimento próprio.

Até outubro do próximo ano, os jovens irão frequentar as aulas em oito núcleos, localizados nas escolas municipais Agostinho Simplício (Poção), Firmo José Rodrigues (Três Barras), Gastão de Matos Muller (Pedra 90), Lenine de Campos Póvoas (Jardim União), Silvino Leite de Arruda (Planalto), Tereza Lobo (Dom Aquino), Ulisses da Silva Guimarães (Ouro Fino) e Francisco Pedroso (São Sebastião).

“A intenção é que estes jovens tenham acesso à Educação Formal e Profissional”, explicou o secretário de Educação, Carlão Nascimento. Das 18h às 22h, os alunos irão aprender Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais e Humanas, durante 450h. Irão receber ainda orientação profissional, durante 350h, em Telemática, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Serviços Pessoais, como pedicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem. Cem horas serão reservadas à ação social voltado para a comunidade onde vivem. Mensalmente, recebem bolsa de estudos no valor de R$ 100 e tem direito ao transporte escolar gratuito.

Fonte:

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=299330