PR e ES planejam integração de ensino médio e técnico

06/09/2004 18:20

 

Poucos dias após a formalização de convênios entre o Ministério da Educação e três estados para a implantação do ensino médio integrado com o ensino técnico, realizada durante o Fórum Nacional de Educação Profissional em Brasília, nos dias 17 e 18 de agosto, Paraná e Espírito Santo já começam a planejar junto com as Secretarias de Educação Profissional e Tecnológica e de Educação Básica do MEC (Setec/SEB) a implementação da nova modalidade em 2005. Numa reunião preliminar, realizada na sexta-feira, 4, representantes das secretarias de Educação dos dois estados discutiram com dirigentes e técnicos do MEC um plano de trabalho para a viabilização do Decreto nº 5.154, que introduziu a possibilidade do novo modelo de ensino.

 

No próximo dia 22, técnicos dos estados e do MEC voltam a se reunir para discutir planos a serem apresentados pelo Paraná e Espírito Santo. Segundo relato dos representantes dos estados, o Paraná deve implantar inicialmente a nova modalidade em 11 colégios agrícolas e em um florestal. O estado têm previsão de concurso para professores na área agropecuária ainda este ano e estuda a formação de gestores por meio dos recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), da Setec. Além disso, já manifestou a intenção de ampliar esta oferta a partir de 2006.

 

Apoio – No Espírito Santo, 17 escolas de ensino médio deverão implementar o novo modelo em 2005 e, para isso, pretendem angariar o apoio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), mantido pelo MEC. Das 17 escolas, 14 já estão sendo reformadas e recebendo laboratórios de informática com recursos do Promed. Há previsão de concurso para professores em janeiro de 2005 e a ênfase do ensino médio integrado ao técnico será na área de serviços. O estado pretende formalizar convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-ES), sediado em Vitória, para a capacitação de gestores.

 

“Estamos em um processo gradativo de harmonização e planejamento”, revela o professor Francisco Luiz Danna, coordenador-geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec. Participaram da reunião as representantes da Secretaria de Educação do Paraná, Sandra Regina de Oliveira e Mary Lane Hutner; da Secretaria de Educação do Espírito Santo, Elisa Bortolozzi e Marcelo Lima; a chefe de gabinete da Setec, Márcia Seroa Brandão; e a diretora de Departamento de Políticas de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Helena Lodi, além do professor Luiz Danna.

 

 

Repórter: Leandro Marshall

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=6879