Pouca participação no Projovem

Em Bento Gonçalves são 400 vagas mas a procura é baixa. Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem .

02.10.2010

 

O ProJovem é o Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Trata-se de um programa que tem como objetivo oferecer ao jovem a elevação do grau de escolaridade, com a conclusão do ensino fundamental e a qualificação profissional. O programa destina-se a pessoas de 18 a 24 anos, que tenham terminado a quarta série e não tenham concluído o ensino fundamental e ainda não trabalhem com carteira profissional assinada. O programa tem duração de um ano e os participantes recebem auxílio financeiro de R$ 100,00 por mês. A formação inclui quatro áreas profissionais escolhidas pela administração local, conforme as necessidades do mercado regional. Em Bento Gonçalves a prefeitura definiu como prioridades a agricultura, transportes, turismo, metalúrgico e de madeira. Somente para o curso de turismo são 150 vagas. No total são 400 vagas.Mas a procura pelo cursos decepciona. Há pouco interesse e nem 10% das vagas estão preenchidas.

No caso do Projovem Campo, destinado aos agricultores, o programa oferece em Bento 50 vagas. As aulas começam neste mês. O curso qualifica jovens do campo para trabalhar na agricultura familiar conforme explica Talita Poletti Dutra, gestora do Projovem na Secretaria de Desenvolvimento econômico.

O ProJovem foi instituído em 2005. A fase inicial do ProJovem conta com um orçamento de R$ 311 milhões em todo o Brasil. Em Bento se as vagas não forem completadas a Prefeitura têm que devolver o dinheiro ao governo federal. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3055-7115.

 

Mais Audios (clique e escute)

 

Fonte:

http://www.leouve.com.br/geral/serra/bento_gonaalves/ver/pouca_participaaao_no_projovem-67735.html