Perguntas e respostas

 

 

 O que é o Brasil Alfabetizado?

É um programa criado pelo Governo Federal com a missão de abolir o analfabetismo no Brasil.

 

Como funciona o Programa?

Ele é coordenado pelo Ministério da Educação e atua por meio de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos. Nesse programa, não é função do MEC executar os trabalhos de alfabetização em sala de aula. O que o MEC faz é viabilizar, por meio de repasse de recursos, as condições para que as instituições possam desenvolver a tarefa de ensinar a ler e escrever. O MEC também acompanha e avalia todas as ações dos conveniados.

 

O que cabe às instituições conveniadas?

Elas são responsáveis pela capacitação dos alfabetizadores, pela inscrição dos alfabetizandos e pela organização de todo o processo de alfabetização

 

O Brasil Alfabetizado oferece material didático?

Não, o programa funciona somente por meio de convênios com instituições alfabetizadoras.

O material didático é de responsabilidade dessas instituições.

 

Quem pode ser alfabetizado?

Qualquer pessoa com 15 anos ou mais que ainda não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever.

 

O que é preciso para ser alfabetizado?

O interessado deve procurar uma instituição conveniada do MEC mais próxima ou instituições alfabetizadoras na região onde mora.

 

Quanto tempo, em média, dura a alfabetização?

O tempo para a alfabetização varia de acordo com a proposta pedagógica da instituição alfabetizadora. A média é entre seis e oito meses.

 

Quem pode ser alfabetizador no Brasil Alfabetizado?

Para ser alfabetizador no Brasil Alfabetizado é necessário participar dos cursos de capacitação nas instituições alfabetizadoras conveniadas.

 

O que é preciso para uma instituição ser conveniada do MEC ?

A instituição deve ter experiência comprovada em alfabetização de jovens e adultos e encaminhar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) projeto de apoio financeiro. O formulário pode ser retirado na página do FNDE na internet (www.fnde.gov.br).

 

 

Que método o programa utiliza para alfabetizar?

As instituições podem apresentar o método que mais se adequar à realidade das comunidades onde atua. O importante é que as propostas pedagógicas comprovem que os alunos serão capazes de ler, escrever, compreender e interpretar textos e realizar as operações matemáticas básicas.

 

É possível ser voluntário do Brasil Alfabetizado?

Sim, qualquer pessoa ou empresa pode contribuir com o trabalho de abolição do analfabetismo, seja como alfabetizador voluntário ou colaborador. O objetivo do Brasil Alfabetizado é que toda a sociedade contribua nessa luta contra o analfabetismo.

Como ser um alfabetizador voluntário?

O caminho são as secretarias de educação estaduais e municipais, instituições alfabetizadoras e as organizações não-governamentais que trabalham com alfabetização de jovens e adultos (consulte a lista no site www.mec.gov.br/alfabetiza ou ligue para o telefone 0800-616161).

Como uma pessoa ou empresa pode colaborar com o Brasil Alfabetizado?

Há muitas maneiras de participar. O voluntário – seja pessoa física ou jurídica – pode, por exemplo, doar material escolar para as instituições; uma ótica pode doar óculos para os alunos; as igrejas, clubes e associações de classe podem ceder espaços para salas de aula; uma empresa de transporte coletivo pode garantir locomoção para os alunos; e assim por diante.

Participar do Brasil Alfabetizado é, também, estimular o analfabeto a freqüentar os cursos de alfabetização, mostrando o quanto é importante para qualquer pessoa saber ler e escrever.

 

Por que é tão importante saber ler e escrever?

Porque esse é um direito de todo cidadão. Só assim ele poderá exercer seu papel social. É uma questão de dignidade e de oportunidade. Um país alfabetizado cria mais possibilidades para o desenvolvimento. E mais que tudo isso, um país alfabetizado é um país mais justo e humano.

 

FONTE

http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=111&Itemid=243