Portal MEC, 13/04/2005 - Brasília DF

Pedagogia do Enem é adotada em escolas do DF

Sandro Santos

 

Interdisciplinaridade, contextualização, situação-problema, compe-tências e habilidades são conceitos pedagógicos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizados cada vez mais nas escolas públicas. No Distrito Federal também são adotadas as provas do Enem para enriquecer o trabalho realizado com os alunos em sala de aula. Segundo Carlos Antonio Santiago, diretor de educação média e tecnológica da Secretaria de Educação, as avaliações são centradas no aprendizado absorvido no dia-a-dia das escolas. Hoje, o conteúdo ocupa apenas 30% da avaliação aplicada. Os outros 70%    das provas seguem outras formas de verificação, que permitem ao aluno expor o aprendizado de forma interpretativa. "O aluno coloca em prática aquilo que está aprendendo no bojo do currículo do ensino médio", disse Santiago.

 

A rede de ensino do Distrito Federal tem, segundo Santiago, a capacidade de instigar a reflexão e a interpretação do aluno, assim como o Enem. As escolas adotam a "disciplina diversificada", que direciona os projetos em conjunto com professores de outras disciplinas. Cria-se um grau de entrosamento no qual os projetos são relacionados, mas centrados num determinado assunto. "O aluno usa o conteúdo para desenvolver as competências propostas pelo currículo", explicou.

 

As escolas trabalham na perspectiva de que o aluno não decore a matéria, mas interprete o texto e relacione as questões com os fatos significativos de sua vida, envolvendo arte, ciência, tecnologia, história e geografia. Uma só questão pode abordar temas de vários componentes curriculares, como filosofia, sociologia e matemática. A rede pública de ensino médio regular de Brasília atende cerca de cem mil alunos.