PBA: Brasil Alfabetizado forma 15 alunos na aldeia Bananal 

27 de Setembro de 2010

 

Aconteceu na noite de sexta-feira (24), na Escola Municipal Indígena “General Rondon” na aldeia Bananal, a solenidade de formatura de 23 pessoas que participaram do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Como o próprio nome já diz, o Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação desenvolvido em parceria com Governo do Estado e Governos Municipais através da secretarias de Educação, voltado para alfabetização de jovens, adultos e idosos.

                “O programa tem como objetivo atender pessoas que não tiveram oportunidades de freqüentar uma escola ou mesmo aqueles que freqüentaram e não conseguiram concluir o processo de aprendizagem da leitura e da escrita”, comenta a coordenadora do Brasil Alfabetizado em Aquidauana, professora Neuza dos Santos.

Segundo ela, além de aprender a ler e escrever, os participantes do programa concluíram os estudos de forma positiva. “Eleva a auto-estima, faz com que eles abram os olhos para outras dimensões da sociedade e muitos estão estimulados a ingressarem na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e darem continuidade aos estudos”, acrescenta a professora Neuza dos Santos.

As aulas foram desenvolvidas em 8 meses, de segunda a quinta-feira, durante duas horas diárias na sede da escola municipal. O alfabetizador é uma pessoa da comunidade que tenha concluído o ensino médio e atua de forma voluntária recebendo uma bolsa auxílio de R$ 250,00 mensais. Além de ajudar a comunidade, o participante recebe horas de atividade prática caso seja acadêmico de algum curso de Licenciatura.

Em Aquidauana, o programa já alfabetizou centenas de pessoas no Bairro Nova Aquidauana, Santa Terezinha, Cidade Nova, Colônia de Pescadores, distrito de Cipolândia, e aldeias indígenas.

Participaram da solenidade de formatura, além da professora Neuza dos Santos, a diretora do Núcleo de Educação Básica da Gemed – Ivone Nemer representando a gerente de Educação – Luzia Cunha, o cacique da Aldeia Imbirussu – Jurandir Lemes, o diretor do Núcleo Pedagógico – Renê do Carmo, a diretora da escola municipal General Rondon – Dalila Cândido, entre outros. 

 

Fonte:

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=171075