Paulinho participa de encontro nacional de prefeitos em Brasília

11 de fevereiro de 2009

 

 

O prefeito se reuniu com o ministro das Comunicações, Hélio Costa O prefeito Paulo César Silva voltou satisfeito do encontro nacional que reuniu cerca de 3.500 prefeitos no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na bagagem, Paulinho trouxe um convênio assinado com o Ministério do Trabalho e Emprego, que irá beneficiar 500 jovens de Poços, além de muitos contatos políticos e projetos para o município.

O encontro, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, foi realizado nos dias 10 e 11, com o objetivo de reforçar as parcerias dos municípios com o governo federal. A abertura do evento, que contou com a participação de vários ministros, foi feita pelo presidente Lula. Foram discutidos assuntos como a aplicação de políticas federais e temas de interesse dos municípios, entre eles o combate à mortalidade infantil, saneamento, urbanização e projetos culturais.

“Foi mais uma viagem bastante proveitosa, ir a Brasília para uma reunião com o presidente, para ouvir os anúncios dos investimentos que o governo federal pretende fazer e, ao mesmo tempo, aproveitar para tentar agendamentos com senadores e ministros. Mais uma vez, a exemplo da semana passada quando nos reunimos com o ministro da Educação e com a ministra chefe da Casa Civil e no Ministério das Cidades, tivemos a oportunidade de aproveitar essa ida a Brasília para esses contatos”, destacou o prefeito.

Paulinho também acompanhou os prefeitos da região até o Ministério das Cidades para pleitear a melhoria das estradas. “No Ministério das Cidades, nós fomos reafirmar os pedidos da região, não só de Poços de Caldas”, enfatizou.

O prefeito se reuniu, ainda, com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. “Nós fomos falar sobre investimentos em Poços de Caldas, sobre o apoio que nós precisamos do ministro para o município nos projetos que pretendemos implementar, como o Cidade Digital. O ministro, mais uma vez bastante sensibilizado com o compromisso que ele tem com a cidade e com pessoas do município, colocou o Ministério à disposição. Nós estamos levantando projetos que serão apresentados ao Ministério para buscar recursos e conquistas para Poços”, contou.

Paulo César Silva também visitou o senador Cristovam Buarque (PDT), que deve vir a Poços, a convite da secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, para ministrar uma palestra aos professores da rede pública.  “Ele já aceitou de pronto, nós temos uma relação de amizade bastante próxima, ele ficou muito feliz. Vamos oficializar para que o senador venha a Poços de Caldas”, informou o prefeito.

A presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Danielle Bastos Moreira, procurou o prefeito Paulo César Silva, com interesse no sistema de Zona Azul do município, uma parceria entre a prefeitura e a associação comercial local.

A crise financeira mundial também foi assunto do encontro. Para o prefeito, o governo federal deve auxiliar os municípios com repasse de recursos para a realização de projetos nas mais diversas áreas. “Na realidade, existem muitos projetos em Brasília. Os recursos dependem da competência dos municípios em estarem saneados. Municípios que tenham certidões, que estejam em dia com suas contas e que apresentem projetos com certeza serão contemplados. Nós entendemos que Poços de Caldas atende a todas essas normativas e nós vamos apresentar muitos projetos, o máximo possível. Montamos dentro da prefeitura uma estrutura só para cuidar da parte de projetos e auxiliar todos os secretários em todas as áreas. “Nós temos a certeza da proposta que o presidente fez ontem (10/02) de que existe possibilidade do governo estar investindo e que isso depende de projetos e municípios que estejam realmente em dia com as suas contas”, afirmou.

 

ProJovem

 

O prefeito Paulo César Silva esteve também no Ministério do Trabalho e Emprego, onde concretizou a inclusão do município no ProJovem. O projeto, do governo federal,  tem como finalidade proporcionar formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre a formação básica, a qualificação profissional e a participação cidadã. “Esse convênio que se concretizou agora é um projeto muito interessante dentro da política de formação, capacitação e qualificação de jovens”, explicou o prefeito.

Em Poços, o ProJovem vai atender jovens de 18 a 29 anos, que estão cursando o Ensino Médio e vai proporcionar qualificação profissional com garantia de inserção no mercado de trabalho para 30% dos beneficiados.

Segundo o prefeito, serão oferecidos os cursos na área de administração (80 vagas), agroextrativismo (40), arte e cultura (40), beleza e estética (80), comunicação e marketing (100), construção e reparo (80). Com o projeto já em andamento, serão oferecidos novos cursos nas áreas de esporte, lazer, gráfica, joalheria, madeira e móveis, mecânica, pesca e piscicultura, entre outros.

“Esta é uma grande conquista. O Ministério do Trabalho já depositou o primeiro repasse do convênio para que nós possamos implantar o projeto. Agora nós vamos licitar a empresa de Educação, especializada neste tipo de projeto, que vai proporcionar o curso. É mais uma oportunidade, mais uma chance para os nossos jovens”, enfatizou.

O investimento do ProJovem é de cerca de R$ 1 milhão, com contrapartida de apenas 10% do município, com o restante sendo aplicado pelo Ministério do Trabalho. “Nós temos quatro meses para implantar esse curso e já estar iniciando essa oportunidade, com a garantia de inserção no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.

 

Renda Básica de Cidadania

 

Os ventos do planalto central também levaram Paulinho a se encontrar com o senador Eduardo Suplicy (PT), que solicitou a implantação do projeto Renda Básica de Cidadania em Poços de Caldas, para que o município se torne uma referência no país.

O senador entrou em contato com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), para manifestar seu interesse por Poços de Caldas. Já o prefeito telefonou para a secretária municipal de Promoção Social, Raulina Adissi, para falar do projeto.

“Existe verba do Ministério para a implantação desse programa, vamos iniciar esse projeto para atender mais famílias carentes de Poços de Caldas, que é um projeto nosso, principalmente na atenção especial às pessoas que mais precisam”, destacou Paulinho.         

A renda básica de cidadania é uma proposta de assegurar a cada brasileiro o direito de partilhar da riqueza nacional de forma incondicional, sem burocracia ou submissão a qualquer tipo de exigência. O prefeito Paulo César Silva recebeu a versão de bolso do livro "Renda Básica de Cidadania: a Resposta dada pelo Vento", do senador Suplicy. 

 

 

http://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/portal/noticias/cidade/paulinho_participa_de_encontro_nacional_de_prefeitos_em_brasilia_200902113913/