Parcerias facilitam a entrada do jovem no mercado de trabalho

13.11.2009

 

 

Em uma cerimônia concorrida realizada no auditório da DRT- Delegacia regional do Trabalho na tarde da última quarta, 11, às 15h,  foi firmada uma parceria entre Sejuv- Secretaria da Juventude, Setas- Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Prodivino – Instituto Social Divino Espírito Santo, com o objetivo de viabilizar a inclusão dos jovens qualificados pelo Projovem Trabalhador no mercado de trabalho.

O evento contou com a participação do vice-governador Eduardo Machado; dos secretários estaduais, Joaquim Júnior e Dolores Nunes; do presidente do Prodivino, Melck Aires e de diversos jovens beneficiados pelo programa. 

O secretário Joaquim Júnior entende que o Projovem Trabalhador não tem apenas a responsabilidade de qualificar. “O programa também busca facilitar o acesso do jovem ao mundo competitivo do trabalho. Nós sabemos que as políticas públicas devem ser concisas e estamos firmando parcerias na intenção de consolidar e fortalecer este projeto, incluindo nossos jovens”, ressaltou.

O termo de cooperação entre a Sejuv e o Prodivino irá possibilitar ao Banco da Gente a oferta de microcrédito aos jovens atendidos pelo Projovem Trabalhador, que concluem os seus cursos profissionalizantes no próximo dia 17. Com isso o governo pretende incentivar a prática do empreendedorismo viabilizando a abertura de novos negócios.

Os estudantes ficaram surpresos com a oportunidade. “Eu que nunca tinha pegado em uma escova na vida fui qualificado em uma área onde dizem que homem não entra, e estou feliz em saber que terei crédito para comprar meu secador e minha chapinha, esse é apenas o começo, porque no futuro terei o meu próprio salão”, afirmou Antonio Néris, beneficiário do programa.

Já a parceria firmada entre Sejuv e Setas possibilita a inclusão dos jovens no mercado de trabalho utilizando o Sine- Sistema Nacional do Trabalho como canal intermediador. “Vamos trabalhar em conjunto para abrigar esse jovem e fazer com que ele desenvolva sua vida profissional, seja qualificando-o ou possibilitando a sua inserção”, explicou a Secretária Dolores Nunes.

O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal desenvolvido no Tocantins pela Sejuv. Quatro mil jovens de 18 a 29 anos são beneficiados pelo programa em 79 cidades do Tocantins. São desenvolvidos cursos nas áreas de Administração, Agro Extrativismo, Arte e Cultura, Beleza e Estética, Gestão Pública e Terceiro Setor, Madeira e Móveis, Gráfica, Vestuário, Metal/Mecânica e Telemática. A duração dos cursos é de seis meses e, durante esse período, os participantes recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100. (Informações da Ascom/Sejuv)

 

 

Fonte:

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=11040