PARCERIA DE GOVERNOS BENEFICIA 300 JOVENS

Data/Hora: 24.jun.2009 - 11h 49 - Categoria: São Miguel do Iguaçu   

 

Com a ação dos governos Federal e Municipal 300 são miguelenses serão qualificados em 6 cursos profissionalizantes

Cerca de 400 pessoas, entre jovens inscritos no Programa, familiares, autoridades municipais e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego prestigiaram a cerimônia de lançamento do Programa Projovem Trabalhador em São Miguel do Iguaçu. O ato contou com a presença de autoridades municipais como: o prefeito Armando Polita, sua esposa, Nailor Teresa Polita, também secretária de Ação Social e Assuntos Comunitários, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Dilmar Mafalda, a diretora de Indústria e Comércio, Vanilda Scheffer. O governo Lula foi representado pelo Diretor de Políticas Públicas de Trabalho para a Juventude, Renato Ludwig que na oportunidade representou o Ministro do Trabalho e Relações do Emprego, Carlos Roberto Lupi.

No grupo de oradores a primeira foi a Diretora de Indústria e Comércio, Vanilda Scheffer, lembrando que o compromisso de campanha do governo Polita e Volnei era promover a qualificação da mão de obra local. – “nós todos sabemos que a educação e formação profissional de sua gente são os principais alicerces para o desenvolvimento de uma nação. Nenhuma nação pode prosperar se não priorizar investimentos em educação e formação profissional. E esse é um dos pontos que a administração quer dar ênfase nesta gestão” – afirmou a diretora.

No seu entender o Projovem traz expectativas de mais oportunidades para a juventude, principalmente aqueles que ainda não tiveram oportunidade de acesso as atividades produtivas, já que ele oferece oportunidade de formação. – “Por isso acreditamos que o programa vai possibilitar aos jovens competir no mercado de trabalho ou mesmo retornar, e com isso promovendo garantias de renda” – finalizou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Dilmar Mafalda se disse entusiasmado com o Projovem. No seu entender – “ele proporciona aos jovens oportunidades de desenvolvimento humano e o exercício efetivo da cidadania”. O vereador disse apoiar plenamente o Projovem Trabalhador porque ele tem a capacidade de situar o jovem que chega à maioria das vezes sem experiência ao competitivo mercado de trabalho.

Para o Diretor de Políticas Públicas de Trabalho para a Juventude, Renato Ludwig – “o governo de São Miguel do Iguaçu deu um passo, na política pública, no caminho certo, pois levar a política pública para jovens no Brasil é a atitude mais correta” afirmou – lembrando que a juventude brasileira representa mais de 55 milhões em meio a população, e, consequentemente, é o seguimento mais atingido pelo  desemprego e pela violência. “Por isso que o governo Lula tem um tratamento específico para a política pública ao jovem, dando status ministerial” - frisou.

O prefeito Armando Polita atribuiu a sensibilidade do governo federal à oportunidade de colocar em prática parte do seu plano de governo, assumida em campanha com a juventude sãomiguelense. Ele disse que o momento é de grande relevância para a comunidade, que, seis meses depois de empossado no governo, já está vendo uma atitude concreta pela geração de emprego e qualificação de mão de obra. Em sua fala o prefeito estimou – “em futuro muito breve todos vocês poderão distinguir em suas vidas, dois momentos. Este, de expectativas e sonhos e o depois. O de terem freqüentado os bancos do conhecimento do Projovem” - disse ele.

 

O Projovem

Teve sua lei de criação, número 11.129, sancionada pelo presidente Lula em 30 de junho de 2005. Seu objetivo é preparar o jovem em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de educação, para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas, geradoras de renda.

Em São Miguel do Iguaçu o Projovem será desenvolvido pelo período de 6 meses, tempo no qual os inscritos nos diversos cursos terão uma bolsa auxílio de R$ 600,00 ( seiscentos reais), divididos em 6 parcelas. Para ser inscrito no Programa o candidato deverá preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 29 anos; não estar empregado; sem membro de família com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa; esteja cursando ou tenha concluído o ensino fundamental; apresentar documentação como CPF, RG, comprovante de residência e carteira de trabalho.

 

 

Os cursos

 

Trezentas e quarenta pessoas formalizaram inscrição para os 6 cursos oferecidos. São eles: Administração de Empresas; Construção Civil e Reparos; Beleza e Estética; Vestuário (costura industrial); Alimentos e Marcenaria e serão ministrados na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer a partir do dia 6 de julho.

O líder na preferência, com 160 inscrições, (mais de 50 por cento) do total de inscritos foi o curso de Administração de Empresas.

Pelo convênio assinado entre o governo municipal de São Miguel do Iguaçu e o governo federal, o município assumiu o compromisso de colocar no mercado de trabalho no mínimo 30 por cento dos jovens inscritos e com 75 por cento de freqüência comprovada.

 

 

 

Fonte:

http://www.jornalofarol.com.br/ver-noticia.asp?codigo=2562