> Jornal de Brasília, 22/11/2006 - Brasília DF

O Ensino Médio vai bem?

Eurides Brito da Silva

 

Há dez anos a Constituição estabeleceu que o Ensino Médio deve ser progressivamente universalizado. As matrículas do Ensino Médio explodiram. No entanto, ainda não estão ganhas as batalhas do Ensino Fundamental e as estatísticas do MEC mostram que o motor do Ensino Médio anda falhando. Se consideramos o tempo esperado para a criança passar na escola e concluir o Ensino Fundamental de 8 anos, até que vamos para a frente: entre 2000 e 2004, o Brasil passou de 10,2 para 10,1 anos. O passo não é de lebre e, sim, de tartaruga. Às vezes, de caranguejo: para o País a taxa esperada de conclusão caiu de 59,3% do total de alunos para 53,5%. O Distrito Federal não faz feio: aumentou esta taxa de 58,2% para 62,8% e, em vez de levarem 10,3 anos para completar o Ensino Fundamental os alunos passaram a levar 9,9 anos. Quer dizer: os alunos usam um pouco menos de tempo para terminar o Ensino Fundamental, repetem menos e uma percentagem pouco maior o completa. Todavia, o Ensino Médio segue o passo do caranguejo: no Brasil, entre 2000 e 2004, aumentou o tempo para a conclusão de 3,7 para 3,9 anos e menor proporção do alunado terminar o curso: de 74,0 para 68,5%. Aqui não há consolo para o Distrito Federal: pioramos até um pouco mais que o Brasil, apesar da nossa posição favorável no aproveitamento, medido pelo Saeb. Aqui os alunos, em 2004, levavam  4,1 anos para terminar o Ensino Médio e só 63% concluíam. Mais tempo, maior reprovação, maior desistência.

Por que o Ensino Médio anda de costas? Um dos motivos é que o prédio, do nono andar para cima, só está garantido quando os alicerces e os andares de baixo são sólidos. O Ensino Fundamental avança a passos lentos, embora haja cada vez menos alunos, e que o aproveitamento em português e matemática não é satisfatório. Com isso, os jovens, ao terminarem o Ensino Fundamental com 16, 17 anos ou mais, apresentam outras necessidades e interesses. Eles encerram com pouca competência a escola obrigatória quando deveriam terminar o Ensino Médio. Pior, o Ensino Médio fica congestionado de alunos cuja idade é maior ou muito maior que 15 a 17 anos.

Olhe que não faltaram reformas. Novas diretrizes e parâmetros curriculares, educação profissional separada do Ensino Médio, depois integrada outra vez, programas com financiamento internacional e assim por diante. Também se criou o Ensino Fundamental de 9 anos. E a primeira série do Ensino Médio continua a ter alta reprovação, não raro crescente. Em vez de subir uma rampa suave, os alunos têm uma ladeira e são cobrados pelo que deviam aprender e não aprenderam no nível fundamental.

É falta de professores diplomados? O Distrito Federal, da 5ª à 8ª série  do tem 99% com nível superior (no Brasil, 81,8%), e no Ensino Médio chegamos a 100,0% (no Brasil, 95,3%). Será tempo diário de aula? O Distrito Federal, na escola obrigatória, tem a média de 5 horas, contra 4,3 para o Brasil; no ensino médio, 4,7 horas, contra 4,3 para o País. Quanto às instalações, bibliotecas e à informática, o Distrito Federal também tem grandes vantagens sobre o País, embora seja preciso humildade para reconhecer que cabe fazer muito mais.

Então, o que falta? Professores diplomados, tempo de aula e equipamentos são necessários, mas não têm se revelado suficientes. É preciso saber o que se realiza no tempo de aula, com as competências e com os equipamentos. Não adianta fazer com professores diplomados e mais tempo letivo o que sempre se fez e que se revela insatisfatório. O que significa o Ensino Médio para os adolescentes e jovens? Ele atende às suas necessidades de trabalho, realização e cidadania? Estas são perguntas que não podem calar. Para que repetir, por exemplo, em seis horas de aula, o que se faz em cinco? Pode ser até mais cansativo para o aluno. É urgente pensar e decidir. Há 40 anos o Padre José de Vasconcelos dizia que o Ensino Médio, pelo nome, é o ensino que está no meio, entre o Fundamental e o Superior. Que será isso? Uma saída pela tangente porque não se sabe o que fazer com ele?