O ranking do Enem é sinônimo de qualidade?

13/09/2011

 

Na hora de escolher uma escola para matricular o filho, vários quesitos podem ser verificados pelos pais, como qualificação do corpo docente, infraestrutura de ensino, projeto pedagógico, etc. O problema é que, na maior parte deles, vale a impressão que o responsável tem sobre cada um destes aspectos e, em geral, não é possível ter uma base mais ampla de comparação. Nos últimos anos, porém, pelo menos um indicador tem possibilitado um critério mais objetivo às famílias na hora de escolher a instituição de ensino. A partir do momento em que o MEC passou a divulgar as médias, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é possível ter não só uma noção sobre o nível de conhecimentos com os quais o estudante sai ao final da Educação Básica mas, principalmente, estabelecer uma comparação entre todos os colégios do país, tanto do setor público como do privado.

 

Sem dúvida, uma tentação que facilita e muito a tarefa dos pais de definir onde os filhos irão estudar. Mas, até que ponto as médias do Enem são garantia de que uma escola é realmente de qualidade? No caso das primeiras colocadas no ranking, como o Colégio de São Bento, o melhor do país, ou do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), é inquestionável o padrão de excelência instituído ao longo dos anos. Porém, e quando a instituição tem uma nota apenas pouco maior que a média? Isto necessariamente significa que ela possui um padrão qualitativo acima do que o cenário educacional oferece? O próprio MEC faz algumas ressalvas a quem deseje usar o resultado do Enem como parâmetro para diferenciar as instituições de ensino do ponto de vista qualitativo. Em nota oficial, é destacado que a divulgação "das médias do Enem por escola tem se revelado como importante elemento de mobilização em favor da melhoria da qualidade do ensino, auxiliando professores, diretores e demais dirigentes educacionais na reflexão crítica sobre o processo educacional desenvolvido no âmbito da escola." Porém, no mesmo texto, é enfatizado que a utilização dos resultados deve ser considerada com cautela, diante do caráter voluntário do exame. O ministério chama a atenção, ainda, para o fato de que, muitas vezes, a taxa de participação é pequena, o que torna o resultado pouco representativo da situação da escola. Além disso, como a participação na prova é voluntária, o resultado pode não revelar a realidade da instituição, mesmo quando o índice dos que participaram é alto.     Entre educadores, é comum ver este ponto de vista. Ou seja, não dá para ignorar que o Enem traz uma informação importante sobre o trabalho que é realizado na instituição de ensino. Porém, é importante ver o resultado da avaliação com alguma reserva. Para Mirian Paura, professora do Departamento de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é importante que os pais tenham a exata noção do que é o Enem antes de tomarem esta decisão. Ela ressalta que a prova nacional serve como referência, mas há outros aspectos importantes a serem levados em conta. "Os problemas evidenciados pelo Enem não são somente relativos ao mau desempenho dos alunos. Dizem respeito também às escolas, professores e, principalmente, aos projetos político pedagógicos das escolas. O Enem nos possibilita um retrato da realidade educacional", destaca a educadora. Para a especialista, um dos pontos ao qual é importante que os pais tenham atenção é a proposta da escola e, principalmente, de que forma a instituição trabalha para que ela seja cumprida. "Os pais devem cobrar da escola um projeto. Me parece que isto acontece quando existe a possibilidade de colocar o aluno em uma instituição particular. Na rede pública, praticamente, o aluno é escolhido para um determinado colégio, em geral, por morar próximo a ele. Os pais deviam cobrar mais das direções das escolas a implementação dos projetos pedagógicos", destacou a professora da Uerj.

 

Quem também não vê problemas em usar o Enem como referência de qualidade é a professora Eunice Barbara Nogueira, mestre em Psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba, e bacharel em Letras pela UFRJ. Porém, ela salienta que é importante que os pais busquem participar do cotidiano da instituição de ensino, qualquer que tenha sido a sua escolha. "A participação do pais também é muito importante. Vou falar da realidade da rede pública. E, infelizmente, os responsáveis não participam. Poucos vão à escola. Geralmente, os pais que estão presentes, que comparecem mais, são os dos melhores alunos", comentou a educadora, coordenadora pedagógica do C.E. Angenor de Oliveira Cartola, que fica na penitenciária industrial Esmeraldino Bandeira, no Complexo de Bangu.

 

Um abismo entre as redes pública e privada - Na avaliação geral, as notas do Enem aumentaram em relação a 2009. Enquanto a média geral, no ano passado, foi de 501,58 pontos, a deste ano foi de 511,21 pontos, em ambos os casos, na prova objetiva. Pela primeira vez, segundo o MEC, foi possível comparar os resultados de um ano para outro, por causa da utilização da Teoria da Resposta ao Item, como parâmetro de avaliação. Menos do que resultados individuais, o retrato do Enem se destaca pela confirmação do cenário desigual da educação brasileira como um todo. A divulgação das médias por escola mostrou novamente o abismo que separa as instituições públicas das privadas, no país. Das 20 melhores escolas do país, 18 são privadas e duas públicas, porém, federais (ligadas a universidades). Quando tratam-se das 20 piores, todas são públicas. Entre as mil escolas com piores médias, 995 são mantidas pelo poder público enquanto cinco são particulares. Na opinião da professora Eunice Barbara Nogueira, o fato de haver uma pressão maior das famílias em torno das instituições particulares, pelo fato de pagarem pelas escolas dos filhos, gera um contexto em que as escolas precisam buscar meios de melhorar constantemente a qualidade. E isto se reflete em um quadro geral como o apresentado pelo Enem.

 

"Se existe uma escola que atua como empresa e onde a permanência do aluno, seu cliente, depende do trabalho que ela realiza, obviamente esta instituição irá buscar maior aprimoramento e qualidade. Um quadro que é bem diferente do que existia, até então, na rede pública", avalia a educadora, que está otimista com uma melhora nos próximos anos, em especial no caso do Rio de Janeiro. "Agora é que entramos no caminho que acredito ser o mais certo. Trabalhando com a busca por resultados, esperamos que os pais e familiares estejam mais presentes e cobrem mais do que antes." Para a professora Mirian Paura, um dos aspectos que podem explicar a distância que ainda existe entre os ensinos público e privado, além da falta de ações que valorizem a escola e os professores por parte das autoridades públicas, é a forma como cada instituição organiza seu trabalho educacional. "As escolas particulares, em sua maioria, têm projeto político-pedagógico e, em cima dele, desenvolvem trabalhos e competências que favoreçam os alunos, mas também promovam os professores. Em segundo lugar, há uma cumplicidade entre professores e alunos com a escola em que estudam ou trabalham. E isso desenvolve cada vez mais o desejo de estudar e de melhorar os resultados", completa a professora da Uerj.

A excelência particular do São Bento

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, divulgado nesta segunda-feira, dia 12, pelo Ministério da Educação, registrou como destaque as escolas do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar geral, figura o tradicional Colégio de São Bento, que alcançou média de 761 pontos e retomou a posição de 2009. Já a primeira instituição pública do Estado foi o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj), que repetiu a colocação do ano anterior - 12º lugar no Rio, e 27º no ranking nacional. No entanto, não é apenas a nota no exame que marca a qualidade dessas escolas. A proposta pedagógica é um diferencial no que tange ao ensino e à aprendizagem dos estudantes. O Colégio de São Bento, por exemplo, só aceita rapazes em seu quadro discente, com aulas em período integral, o dobro de horas do mínimo estipulado pelo MEC. O corpo docente é de grande qualidade, mas sem a exigência de pós-graduação ou mestrado. Além dos professor, a instituição conta com o auxílio de profissionais como auxiliares de ensino, psicólogos, pedagogos e orientadores educacionais, para dar suporte e fazer todo um acompanhamento junto aos estudantes. A estrutura também deve ser ressaltada, com três bibliotecas com grande acervo e ainda assinatura de mais de 100 periódicos para deixar os alunos sempre atualizados, além de laboratórios utilizados em diversas disciplinas.

 

"A nossa receita é muita dedicação dos estudantes, ter os professores bastante empenhados, uma cobrança que não deixa o            aluno perder o ritmo dos estudos e o aprofundamento do conhecimento, além de muita leitura e produção de textos. São algumas práticas que procuramos aperfeiçoar, mantendo a atualização do que é mais importante, com notícias bastante recentes. O Enem, como avaliação, passa muito por essa característica", revela a supervisora pedagógica do Colégio de São Bento, Maria Elisa Penna Firme. A preocupação com o estudante vai além dos muros da escola. Há a necessidade de verificar como ele está utilizando as informações adquiridas em sala de aula, introduzindo, além do conhecimento acadêmica, formação moral, ética e de convivência, com avaliações constantes, que exige do aluno uma rigidez nos estudos. "Temos um currículo com algum diferencial, com cultura clássica, história da arte, apreciação musical e três línguas estrangeiras. Sempre acompanha todas as disciplinas muita leitura. Esse modelo de currículo, com a exigência de não focar na quantidade, mas também na qualidade do conhecimento, faz com que o aluno esteja sempre em ritmo de estudo", garante Maria Elisa.

 

Na esfera pública, o exemplo do CAp-Uerj - A primeira colocação entre as escolas públicas do Rio de Janeiro só vem reconhecer o trabalho que é feito no CAp-Uerj. Toda a engrenagem que faz a instituição funcionar, que passa pela direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, alunos e pais, é merecedora desse resultado. Contudo, o diretor do Colégio de Aplicação da Uerj, Miguel Mathias, afirma não gostar do sistema de ranking feito pelo MEC a partir do          Enem, pelo fato de não serem levadas em conta diversas variáveis do ensino. "Ficamos contentes, é um reconhecimento do trabalho que é feito, mas sempre fazemos ressalvas a esse tipo de destaque baseado em ranking, pois não é esse, efetivamente, o nosso objetivo. Tampouco é esse o elemento que estabelece, pura e simplesmente, a qualidade do trabalho. É muito difícil elaborar um ranking e comparar realidades muito diversas. Mas estar em um bloco com determinado percentual de acertos, uma determinada faixa de médias alcançadas, serve como parâmetro de qualidade. O resto todo é mais midiático do que exatamente importante para nós", garante Mathias.

 

O currículo é diferenciado e diversificado, sem trabalhar com perfil único do corpo discente. O diretor do CAp-Uerj destaca o compromisso constante com a educação de qualidade para todos, sem diferenciação ou buscando qualquer diferenciação cultural, econômica e social que o aluno tenha na bagagem. Miguel Mathias explica que o vestibular é o resultado de todo um processo. "Os alunos que prestam Enem na escola, minimamente, estão conosco desde o 6° ano do ensino fundamental. É um trabalho pedagógico que foi realizado na instituição e que tem objetivos, linhas de procedimento estabelecidas. E entendemos que esse percurso que é feito a cada ano vai culminar, no terceiro ano, com o envolvimento do estudante - que está em grande parte voltado para esse processo de vestibular -, no sentido de se dedicar aos estudos que são necessários para se superar nessa grande concorrência."

 

Folha Dirigida

Renato Deccache / Mário Boechat