Jornal do Brasil, 10/11/2005 - Rio de Janeiro RJ

Número de alunos no ensino médio diminui 137 mil em relação a 2004

Demétrio Weber

 

BRASÍLIA. O número de alunos matriculados no ensino médio, em todo o país, diminuiu em 137 mil este ano, na comparação com 2004. É o que mostram dados preliminares do Censo Escolar 2005. Ontem, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que São Paulo liderou a queda, registrando 131 mil matrículas a menos. No ensino fundamental, a redução do número de estudantes foi de 483 mil. Em cidades da Bahia, a queda atingiu até 51%, como é o caso de Catolândia. O MEC informou, porém, que houve acréscimo de 240 mil alunos na educação de jovens e adultos e no ensino profissional de nível técnico.

 

Os resultados finais do Censo Escolar 2005 serão divulgados até janeiro. Prefeituras e governos estaduais tiveram prazo para contestar os dados preliminares. O MEC suspeita que parte das matrículas reduzidas seja, na verdade, relativa a alunos fantasmas que teriam sido incluídos nos censos de anos anteriores para aumentar a arrecadação dos municípios. Isso porque os repasses federais são feitos com base no número de alunos. O ministro Fernando Haddad evita acusar prefeitos publicamente de fraude, mas admite que há algo estranho:

 

— Não chego a tanto (afirmar que houve fraude). Mas diria que há erros que estão sendo corrigidos. A diminuição das matrículas de 1 a 4 série ocorre desde 2000, segundo o MEC. A mesma tendência vem sendo observada desde 2003 entre os alunos de 5 a 8 série. A novidade este ano foi a redução nas matrículas do ensino médio, mas mesmo isso já era previsto, segundo o Inep. Haddad afirmou que os motivos são as menores taxas de natalidade na população brasileira e a chamada correção de fluxo, isto é, a melhoria nas taxas de aprovação dos estudantes. Ele negou que o problema seja causado por evasão. No Brasil, as escolas atendem a um número de alunos maior do que a população na respectiva faixa etária. Isso porque é grande o número de estudantes que já deveriam ter concluído o curso, mas repetem a série ou abandonam os estudos e retornam no ano seguinte.