Novos cursos técnicos vão estimular potencial de cidade histórica
maranhense
28/05/2008 11:53:53
O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Maranhão abriu esta semana, no Núcleo Avançado de Alcântara, cursos técnicos nas áreas de eletrônica, hospedagem e meio ambiente. Os programas de formação foram lançados para colaborar com o desenvolvimento sustentável da cidade histórica e para estimular o potencial turístico e tecnológico do município.
Os cursos, que atendem 116 alunos, estão funcionando em duas construções históricas, no centro da cidade. O núcleo deve ser transformado em unidade de ensino descentralizada até 2010, na segunda fase da expansão da educação profissional e tecnológica.
A expectativa dos novos alunos é grande, já que não havia instituição de formação de trabalhadores na cidade e as demais escolas do município não atendiam as necessidades locais. Rousiane Torres, do povoado de Cajueiro, faz o curso de hospedagem. “Pretendo me formar e trabalhar como recepcionista de hotel em Alcântara”, afirma.
Preocupado com a realidade local, Roger Melo optou pelo curso técnico de meio ambiente. “Em Alcântara, temos problemas com relação ao fornecimento de água, pois o Rio Pepital, que abastece a cidade, está com as margens desmatadas”, salienta.
Alcântara é a segunda mais importante cidade histórica do Maranhão — a primeira é São Luís. Construída no início do século 17, foi transformada em sede da aristocracia rural maranhense em 1648. Em 1948, foi tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional como cidade-monumento. Cercada por ruínas, igrejas e construções de arquitetura colonial, Alcântara também é conhecida pelas florestas de mangue e praias. Além disso, tem a maior população quilombola do Maranhão, de onde derivam várias manifestações culturais, como Festa do Divino Espírito Santo e o Tambor de Crioula. Na cidade, está localizada, ainda, a segunda base de lançamentos de foguetes do Brasil.
Rodrigo Farhat
Fonte:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10604