Novo formato do Brasil Alfabetizado é apresentado na Bahia

 

Salvador — As linhas gerais do novo programa Brasil Alfabetizado foram apresentadas nesta quarta-feira, dia 9, em Salvador, durante o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O programa foi reformulado para melhorar a educação de jovens e adultos. Na Bahia, cerca de 40% dos municípios têm mais de 35% da população analfabeta.

De acordo com o secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade, Ricardo Henriques, responsável pela apresentação, há 15 milhões de analfabetos absolutos no País — nem sequer escrevem o próprio nome —  e outros 33 milhões de analfabetos funcionais, que não conseguem compreender o que lêem. Os jovens entre 15 e 29 anos representam três milhões no universo de analfabetos absolutos. “São 70 mil jovens analfabetos a cada ano”, disse o secretário.

O programa Brasil Alfabetizado destinará recursos a todo o País, com prioridade para o Nordeste, que concentra 93% dos municípios com mais de 35% de analfabetos. A meta é atender os 1,1 mil municípios que têm os mais altos índices de analfabetismo, com foco na alfabetização de jovens entre 15 e 29 anos. “Os estados do Nordeste puxam a média de analfabetismo para cima. Só na Bahia, são mais de dois milhões de analfabetos”, lembrou Ricardo Henriques.

 

Maria Clara Machado

 

Confira outras notícias da Caravana da Educação

 

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8140&catid=204