Niterói vai formar 3 mil jovens para o Comperj

Enviado por Fernanda Pereira 15/1/2010

 

Niterói vai oferecer qualificação profissional gratuita para 3 mil habitantes da cidade com verba de R$5,5 milhões do programa “ProJovem Trabalhador”, do Governo Federal. Os beneficiados deverão ter entre 18 e 19 anos e, além dos cursos nas áreas de indústria e construção civil, receberão bolsa de R$ 100 mensais, durante período de estudo. O projeto garante ainda a contratação de 30% dos formandos para o quadro de funcionários da prefeitura. O lançamento aconteceu sexta-feira (15) à tarde no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, com a presença do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT).

“Farei questão de estar presente na formatura desses jovens porque trata-se de um momento muito importante. Eles estarão preparados para ingressar no mercado de trabalho moderno, que exige capacitação. Durante o último congresso da Organização Internacional do Trabalho (OIT), eu defendi que a economia de um país não deve ser medida somente pelos índices da bolsa ou pelo PIB, mas também pelo número de pessoas empregadas. O emprego formal é o maior sinal de desenvolvimento. É esse o objetivo do programa, aumentar o número de trabalhadores formais brasileiros, passando pelo processo da educação”, destacou o ministro Lupi (PDT).

O prefeito Jorge Roberto Silveira explicou que os cursos serão voltados para áreas de atividade do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que está sendo construído na cidade de Itaboraí.

“O Comperj é o maior investimento pontual da história do país e vai mudar o perfil econômico do Estado do Rio de Janeiro. Queremos apreveitar essa oportunidade e incluir nossos jovens nas milhares de vagas que serão abertas direta ou indiretamente pelo empreendimento. Queremos que esses três mil jovens tenham futuro melhor do que o de seus pais”, afirmou o prefeito de Niterói.

São Gonçalo - O ministro Lupi divulgou também que a verba para a aplicação do “ProJovem Trabalhador” de São Gonçalo já foi liberada. De acordo com ele, a cidade deverá oferecer cursos de qualificação para 7 mil jovens. O secretário municipal de trabalho, Marco Amaro, disse que o edital de licitação deverá ser divulgado já na próxima semana.

 

  

Fonte:

http://www.osaogoncalo.com.br/site/pol%C3%ADtica/2010/1/16/7406/niter%C3%B3i+vai+formar+3+mil+jovens+para+o+comperj+