“Não tem a ver com sala de aula”

19/05/2011 - Joinville SC

 

Qual a sua opinião?

O livro tem que ser proibido e os autores, punidos. O livro chamou a atenção porque é a primeira vez que aparece em público uma coisa que nós, professores de português, enfrentamos há anos: a falsa teoria de que falar em norma culta é preconceito linguístico. Sempre foi pregado que é necessário valorizar as variantes linguísticas. O público em geral não sabia disso. A linguística estuda a língua humana e, do ponto de vista dela, não tem certo ou errado. Não tem nada a ver com o que deve ser ensinado na sala de aula. O aluno está lá não para aprender teoria linguística, mas para saber como faz a concordância correta do verbo. Não tem desculpa. Está inadequado.

Há preconceito contra quem fala errado? Tem uma expressão que me incomoda profundamente: preconceito linguístico. Por que preconceito? Se eu disser que uma pessoa está pintando uma porta errado é preconceito? Não, estou avisando que está errado. O problema é  que eles se colocam em uma posição utópica. Esse é o maior câncer no ensino do português e é por isso que está tão ruim. Há milhares de formas de falar e escrever, todas válidas. As pessoas vivem e morrem com aquela linguagem, mas a escola não tem nada a ver com isso. Ela tem de ensinar uma que é única, que faz todos serem da mesma comunidade linguística. Segundo eles, isso é escolhido pela burguesia, que decide qual é a melhor e exclui a que é do povo. Mas a do povo é incompleta.

 

Entrevista/Cláudio Moreno