Na
correção de 4,1 milhão de redações, 1,76% teve nota zero
03 / 01/ 2013
O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)
do Ministério da Educação anunciou nesta quarta-feira, 2,
os números referentes à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de
2012. Foram corrigidas 4.113.558 redações. Estavam em branco 1,82%; com nota
zero, 1,76%. Entre as motivações para a falta de nota estão texto insuficiente
ou com cópia do texto motivador.
Para
um terceiro corretor foram encaminhadas 20,10% das redações — 826.798. Para a
banca de examinadores, o índice ficou em 2,43% do total de redações, ou
100.087.
“Os
números ficaram dentro do previsto nas simulações realizadas por técnicos do Cespe/UnB [Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da
Universidade de Brasília] e pela comissão de especialistas do Inep, composta por pesquisadores e membros da Associação
Brasileira de Avaliação (Abav)”, disse o presidente
do Inep, Luiz Claudio Costa.
Competências — A
correção da prova de redação do Enem avalia cinco competências:
1. Domínio da norma padrão da língua escrita
2. Compreensão da
proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento
para o desenvolvimento do tema nos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo
3. Capacidade de
selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista
4. Conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação
5. Elaboração de
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos
humanos.
A
pontuação atribuída a cada competência pode variar até 200 pontos. A nota
máxima da redação é de mil pontos.
As
provas de redação do Enem de 2012 foram examinadas por dois corretores, sem que
um conhecesse a nota atribuída pelo outro. Caso a diferença na nota final tenha
sido superior a 200 pontos, o texto foi avaliado por um terceiro corretor.
Em
anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras
notas superava os 300 pontos. Caso a nota atribuída pelos dois corretores em
uma competência tivesse diferença maior que 80 pontos, de 200 possíveis, a
correção passaria por uma terceira aferição.
A
partir do exame de 2012, é acionada uma banca examinadora de excelência caso a
diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos.
Composta por três professores, a banca é responsável pela atribuição da nota
final ao participante. Esta resultará da média aritmética daquelas atribuídas
pelos avaliadores.
Na
hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 —
diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação do candidato será a
média aritmética das duas. No entanto, caso a de um corretor, em uma
competência, seja 160 e a de outro, 40, a redação será
encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, na mesma competência, se
aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá
necessidade de intervenção da banca examinadora. A avaliação mais baixa será
eliminada.
O
estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar
estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar
folha em branco ou com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e
reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos
humanos.
Capacitação
— Para atuar na avaliação das provas do Enem, os corretores passaram por dois
meses de treinamento presencial e a distância, no qual foram abordadas as especificidades
de cada competência e o conjunto do texto. Nas duas semanas seguintes à prova,
os profissionais passaram por nova capacitação, voltada
para a correção do tema de 2012 — O Movimento Imigratório para o Brasil no
Século 21. Os examinadores foram submetidos a
pré-teste de avaliação da capacidade de proceder à correção de acordo com o
padrão estabelecido pela banca examinadora.
A
divulgação do espelho das provas na internet é parte do termo de ajustamento de
conduta firmado pelo MEC com o Ministério Público Federal. De acordo com o item
15.3 do edital do Enem, as vistas da prova de redação têm finalidade
exclusivamente pedagógica. Não serão aceitos outros recursos além dos
especificados no edital.
Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: Enem,
redação, correção, competências
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