Municípios com alto índice de analfabetismo receberão visita de consultores

Reportar Erros PDF Imprimir E-mail 20/06/2008 11:40:26

 

Consultores especializados em educação de jovens e adultos visitarão municípios do Nordeste, Norte e parte do estado de Minas Gerais para fortalecer as políticas públicas na área a partir do próximo mês. Os especialistas passaram por um processo de seleção que terminou na quinta-feira, 19, em Brasília.

A última etapa da seleção foi um curso de formação, que durou dez dias e teve a participação de 76 candidatos. No curso, os consultores puderam entender melhor sobre as políticas do MEC na área da educação de jovens e adultos. Eles também participaram de atividades práticas e oficinas para, inclusive, aprender a manejar os dados educacionais. Destes, serão selecionados até 46 para atuar em campo e até oito para a ocupar a função de coordenador.

Todos começam a trabalhar a partir de julho. Os especialistas que irão a campo visitarão 1.928 municípios considerados de atendimento prioritário na educação de jovens e adultos, localizados em todos os estados do Nordeste, no Acre, no Pará, no Tocantins e nos municípios do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Essas localidades têm taxas de analfabetismo iguais ou superiores a 25%.

Os consultores ajudarão a fortalecer a alfabetização e educação de jovens e adultos em cada um dos municípios priorizados. Eles vão incentivar os gestores locais a aderir ao Programa Brasil Alfabetizado e acompanhar os trabalhos dos que já aderiram. Ainda, ajudarão a elaborar planos de ações junto aos gestores.

 

O resultado da seleção dos consultores será divulgado na segunda-feira, 23.

 

Letícia Tancredi

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10737