Mudanças na redação bem recebidas
05/06/2012
Uma das novidades do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 é a mudança nos critérios de correção das redações. O Ministério da Educação reduziu de 300 para 200 pontos a discrepância entre as notas dadas pelos avaliadores para que seja feita uma terceira avaliação. O mesmo ocorre se a diferença for maior de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências avaliadas nesta parte da prova.
Se após a terceira correção, a diferença entre as notas persistir, uma banca dará a pontuação final sobre o texto. As mudanças deram esperança aos candidatos. Segundo o aluno Ronie Pereira, de 17 anos, estudante do Colégio Santa Mônica, esse recurso irá facilitar para que a correção se aproxime do maior nível de qualificação possível.
`Acho que isso vai ajudar, porque, deste modo, terá menos injustiça como observamos nas edições passadas. Esse filtro nas avaliações vai diminuir bastante as chances de erro. O fato de haver uma banca com três avaliadores caso haja problemas nas correções para que a nota final seja efetivada dá mais tranquilidade também. Com isso, é menos provável que ocorram erros graves. O maior medo que nós temos na verdade é sobre os critérios de correção que as perguntas têm, porque as questões não possuem o mesmo valor, umas tem um peso maior que as outras.`
Os interessados em fazer o Enem tem até o dia 15 de junho para se inscreverem no site do Instituto Nacional de Ensino e Pequisa (Inep). A taxa de inscrição é de R$35. Estão isentos deste valor alunos que estejam concluindo o ensino médio e que comprovem carência socioeconômica. Para os que precisarão pagar a taxa, o prazo vai até 20 de junho. A prova ocorre nos dias 3 e 4 de novembro.
Os candidatos que prestarem o Enem este ano contarão com um recurso inexistente nas edições anteriores, a de visualizar a redação corrigida. A novidade é oriunda do termo de ajustamento de conduta firmado entre o MEC e a Justiça no final do ano passado, definindo o acesso da redação aos alunos. Apesar do recurso não disponibilizar a solicitação de revisão da nota, esse mecanismo é considerado útil pelos vestibulandos.
`Este recurso facilita muito para os estudantes, porque as outras universidades, como a Uerj e mesmo a UFRJ, têm essa possibilidade de o candidato acessar a correção da prova e da redação, o que não havia no Enem nas edições anteriores. Isso era como uma barreira para nós. Agora nós podemos ver onde erramos e isso contribui para a preparação dos alunos que forem prestar o exame novamente no ano seguinte, por exemplo`, afirma Thiago Portes, de 17 anos, estudante do ensino médio do Colégio Santa Mônica, que fez o Enem do ano passado por experiência e afirma que se a redação corrigida tivesse sido disponibilizada, a sua preparação para este ano seria mais eficiente.
A estudante Luana Marquarte, também aluna do Santa Mônica, de 16 anos, considera que o aperfeiçoamento na correção contribuirá para que os aprovados sejam alunos de alto nível. Para ela, que também já fez o Enem como exercício, o tempo de prova ainda dificulta aos estudantes a realizar o exame com excelência.
`Eu acho que isso melhora para todo mundo, porque eu considero a redação a parte fundamental do Enem. É a área mais cobrada, porque se você for bem na prova geral mas acabar falhando na redação, a chance de passar diminui muito. Acho que corrigindo melhor as redações, isso vai filtrar os candidatos de forma mais eficiente, selecionando candidatos mais aptos e melhores encaminhados para entrar na faculdade. Acho a alteração muito válida e acredito que também poderiam mudar o tempo da prova. O fato da média para responder cada pergunta ser de 3 minutos deixa a gente apreensivo, fora que os enunciados muito extensos por vezes nos fazem ter que reler a questão para poder entender melhor.`
A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que o Enem 2012 receba cerca 6 milhões de inscritos e o processo de segurança na aplicação do exame promete ser mais rigoroso do que nas edições passadas, com os episódios de vazamento de questões e roubo de provas. O Cartão de Confirmação da Inscrição, com dados contendo o número de inscrição, local de realização das provas, além da opção de língua estrangeira, será enviado para os candidatos até o dia 26 de de outubro. Além de oferecer acesso às instituições de graduação públicas, o Enem disponibiliza candidatura para os que desejam realizar a prova para entrar em universidades particulares através do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e para os que buscam a certificação de conclusão do ensino médio.
KILBER MOREIRA - FOLHA DIRIGIDA - RIO DE JANEIRO, RJ