MST quer parceria com Cefet de São Vicente do Sul

22/03/2004 12:59

 

A direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul (Cefet SVS) reunirá docentes e servidores da escola para elaborar um estudo sobre a viabilidade de serem implantados cursos de ensino médio e técnico nos assentamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) da região. Na semana passada (dia 17), uma comissão do MST esteve no campus do Cefet para estudar, em conjunto com técnicos da instituição, o atendimento educacional dos assentados de Santana do Livramento.

 

O MST quer que a capacitação e a qualificação dos agricultores e seus filhos permitam a permanência das famílias nas áreas hoje ocupadas. A idéia é que os camponeses trabalhem no campo, com base nos princípios da auto-sustentabilidade. Para tanto, deverão estar preparados a buscar e implantar novas opções de culturas e outras fontes alternativas de renda, relacionadas à agropecuária e indústria de transformação.

 

Segundo Paulo Deon, diretor da instituição, o Cefet SVS poderá ministrar aos agricultores, além da educação formal e técnica fora de sua sede, outros cursos básicos nas áreas de agricultura, zootecnia e agroindústria. Um fator relevante para a oferta de cursos de curta duração aos assentados é a possibilidade de os agricultores e seus familiares serem recebidos nas dependências do Cefet, já que há disponibilidade de local para alojamento e refeitório, aumentando o aproveitamento da infra-estrutura institucional, especialmente nos períodos de recesso escolar.

 

Em breve, a equipe administrativo-pedagógica do centro federal de educação visitará os assentamentos em Santana do Livramento para diagnosticar a realidade daquelas comunidades e determinar, em conjunto com seus membros, um plano de ação que atenda às expectativas de ambas as organizações.

 

Repórter: Rodrigo Farhat e Assessoria de Imprensa do Cefet SVS

 

FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=5389