Mogi terá 6,6 mil vagas em cursos

15/01/2012    

 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai disponibilizar um total de 6,6 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes durante o primeiro semestre de 2012. As primeiras 2,2 mil inscrições foram abertas ontem e causaram uma longa fila na porta do Centro de Iniciação Profissional de Braz Cubas. Até o final deste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação ainda vai disponibilizar o restante das 4,4 matrículas, para mais de cem cursos diferentes. Há oportunidades em diversos segmentos, sendo que o objetivo principal dos cursos é oferecer qualificação para inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

A diretora do Departamento de Educação Não Formal da Secretaria de Educação, Maria Safiti, explica que no próximo final de semana será a vez do Cip da Vila Natal receber as inscrições. A unidade disponibilizará um total de 2 mil vagas para 51 cursos diferentes. Ainda neste mês, serão abertas as matrículas para o Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer), que deverá receber cerca de 400 alunos neste semestre. Por fim, o Departamento ainda deverá lançar mais 2 mil vagas descentralizadas em locais próximos das comunidades.

Marilda Safiti explica que o Cip de Braz Cubas oferece 2,2 mil oportunidades, cujas inscrições foram realizadas durante todo o dia de ontem. Na segunda-feira, a unidade ainda receberá inscrições para os cursos que não tiverem sido totalmente preenchidos. Segundo ela, as maiores procuras são pelas aulas de corte de cabelo, confeitaria, manicure e pedicure. Os candidatos começaram a se concentrar bem cedo em frente à unidade. Quando a reportagem chegou ao local, por volta das 9h30, centenas de pessoas esperavam em uma fila que começou na Rua Capitão Francisco de Almeida e virou o quarteirão pela Doutor Deodato Wertheimer. "A abertura dos portões estava programada para as 9 horas, mas antecipamos para as 8h20 por causa da fila que já bastante grande neste horário", conta a diretora.

A dona de casa Maria Aparecida Domingues, moradora da Vila Cleo, chegou ao local por volta das 7h30 e recebeu a senha 227. Ela ficou na fila por cerca de duas horas até que conseguiu entrar para fazer a matrícula da filha Huina Carolina, de 15 anos, que fará o curso de informática básica. "Logo ela vai concluir o Ensino Médio e precisa fazer o curso de informática para conseguir entrar no mercado de trabalho", disse a mãe no momento da inscrição.

A esperança da dona de casa é que sua filha tenha a mesma sorte da cabeleireira Valéria de Jesus de 37 anos. Ela contou à reportagem que pretende fazer o curso de Cabeleireiro II para aperfeiçoar a profissão. "Eu fiz o curso básico há dois anos e em seguida consegui um emprego. Estou muito feliz. Quero melhorar ainda mais e abrir meu próprio salão", disse a moradora de Jundiapeba.

 

Serviço

Os interessados pelas vagas podem obter mais informações sobre as inscrições por telefone. Os números são 4798 5729, para o Cip de Braz Cubas; 4725 1985 para o Cip da Vila Natal; e 4727 4971 para o Crescer.-

 

Fonte:

http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=34200&edit=6