Ministro autoriza o funcionamento de quatro escolas técnicas

28/12/2006 16:45

O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou na manhã desta quinta-feira, 28, uma portaria que autoriza o funcionamento de quatro escolas da rede federal de educação profissional e tecnológica nos municípios de Congonhas, Nepomuceno e Timóteo, em Minas Gerais; e em Maracanaú, no Ceará. As escolas estão com obras de construção bastante avançadas e já começaram a funcionar em instalações provisórias,  tamanha a demanda da comunidade local.

Congonhas − A Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Congonhas, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Outro Preto (Cefet-Ouro Preto), em Minas Gerais, já está funcionando em instalações provisórias desde julho. As obras devem ser concluídas até o final de fevereiro de 2007, data provável também da inauguração da escola.

A prefeitura da cidade doou o terreno para a Uned, que tem 12 salas de aula equipadas e amplas instalações. Além disso, os laboratórios estão sendo montados com patrocínio de empresas locais. O valor total de recursos do governo federal para a escola foi de R$ 1,6 milhão.

Nepomuceno − A Uned de Nepomuceno, escola comunitária inaugurada em julho de 2001, está sendo federalizada. O Cefet-MG vai assumir a escola, aumentando o seu potencial para a oferta de novos cursos.

Atualmente, são oferecidos apenas os cursos de técnico em gestão de bens e serviços, mecânica, eletrônica e automação, e química na unidade, que começará a funcionar plenamente com a oferta de novos cursos em fevereiro de 2007. O Ministério da Educação também já autorizou a realização de concurso público para contratação de novos docentes.

Timóteo − A unidade de Timóteo está com as obras concluídas e pronta para começar a funcionar em fevereiro. No local da escola, funcionava o antigo Centro de Educação Tecnológica de Timóteo, fundado em 1998 e que foi ampliado. Atualmente, a escola tem 842 alunos matriculados, nos cursos técnicos de química, informática industrial e edificações. A consolidação do CET-Timóteo, transformando-o em Unidade de Ensino Descentralizada do Cefet-MG, oferecerá o ensino profissional e tecnológico público, gratuito e de qualidade. Para a implantação da unidade, não houve necessidade de investimentos em infra-estrutura, cabendo apenas a estruturação de quadro de pessoal, que acontecerá por meio de concurso público.

Maracanaú − A Uned de Maracanaú, vinculada ao Cefet-CE, já está funcionando em instalações provisórias. As obras devem ser concluídas até meados de 2007. Com o terreno doado pela prefeitura local, o governo federal investiu um total de R$ 2,7 milhões para as instalações da nova escola. A expectativa é de que a unidade de Maracanaú, ao iniciar suas atividades, ofereça quatro cursos, atendendo, após dois anos de funcionamento, a dois mil alunos nos cursos tecnológicos e técnicos de nível médio integrados ao ensino médio.

Sophia Gebrim