Ministro lança Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Quinta-feira, 23 de abril de 2009 - 09:39
Os estudantes brasileiros ganharão mais uma ferramenta para facilitar a escolha profissional. O ministro da Educação, Fernando Haddad, lança nesta sexta-feira, dia 24, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, durante inauguração do campus de Itumbiara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
O catálogo agrupa os cursos com base nas características científicas e tecnológicas de cada um, de forma a unificar as diversas definições para um mesmo perfil. Em formato e linguagem claros, facilita a busca e a consulta. São 185 denominações de cursos técnicos, 21 deles de oferta exclusiva por parte das Forças Armadas em suas escolas de formação. Conheça o catálogo.
Consta do documento uma tabela de convergência entre as denominações que relaciona as utilizadas atualmente com as empregadas pelo catálogo, além de uma seção de perguntas frequentes.
“Nossa idéia é que o catálogo seja um guia de carreiras, imprescindível para a formação dos estudantes, a qualificação de professores e a gestão das instituições”, destaca Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC. Para Eliezer, o catálogo também cumpre função indutora, ao destacar novas ofertas em áreas tecnológicas, culturais, ambientais e produtivas, que permitem formação técnica contextualizada com os arranjos produtivos locais.
Na elaboração do catálogo, especialistas de todo o país usaram informações contidas no antigo Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos, alimentado pelos conselhos estaduais de educação. Após ficar aberto para consulta pública, o documento reduziu as 2,8 mil denominações de cursos para 185.
Felipe De Angelis
Palavras-chave: educação tecnológica, institutos federais, catálogo nacional, cursos técnicos
Fonte: