Ministro do Trabalho participa de aula inaugural do ProJovem em João Pessoa
21/04/2011
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estará em João Pessoa na próxima segunda-feira, dia 25, para participar da aula-inaugural do programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã da Prefeitura da Capital. O evento será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 13h, e contará com a presença do prefeito Luciano Agra e do governador Ricardo Coutinho. Esse é um dos eventos comemorativos ao primeiro ano de gestão do prefeito Luciano Agra.
Na ocasião, os 6 mil alunos serão informados sobre locais e horários de aula. A listagem completa com o nome dos jovens selecionados para participar dos cursos gratuitos do Juventude Cidadã está disponível no site da Prefeitura, no link http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/sedesp/projovem/classificados2011.pdf.
De acordo com a coordenadora do programa, Ludmila Carvalho, os cursos começam no dia 9 de maio e têm duração de seis meses. Eles serão ministrados por 11 instituições parceiras: Senai, Senat, Senac, Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec), Instituto Brasileiro Pro Cidadania, Alquimia Negócios Sociais Sustentáveis, Associação Beneficente Casa Caiada, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Social (Ibradhes), Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa (Indetep), Associação de Promoção do Desenvolvimento Local (APDL), Fundação Assistencial Anita Barbosa (FAAB).
O ProJovem Trabalhador oferece cursos de qualificação profissional em 19 áreas do mercado de trabalho, bolsa-auxílio no valor de R$ 600 (dividida em seis parcelas de R$ 100), lanche, vale transporte, material didático e fardamento. As inscrições começaram no dia 10 de março e se encerraram na última sexta-feira (15).
Critérios - O programa foi idealizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e é realizado por meio de convênio com a Prefeitura de João Pessoa. Os inscritos foram selecionados a partir dos critérios exigidos pelo Ministério, como: morar em João Pessoa, ter renda familiar de até meio salário mínimo per capita e idade entre 18 e 29 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio. Não são aceitos alunos que já estejam cursando universidade e que tenham trabalho com carteira assinada.
Cursos e instituições parceiras:
• Serviço Nacional de Aprendizado Industrial – SENAI
• Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba – FUNETEC
• Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte – SENAT
• Serviço Nacional de Aprendizado Comercial – SENAC
• Instituto Brasileiro Pro Cidadania
• Alquimia Negócios Sociais Sustentáveis
• Associação Beneficente Casa Caiada
• Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Social – IBRADHES
• Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa – INDETEP
• Associação de Promoção do Desenvolvimento Local – APDL
• Fundação Assistencial Anita Barbosa - FAAB
Secom-JP
Fonte: