Ministro destaca expansão da educação profissional

 

Na visita que fez nesta sexta-feira, 3, às instalações do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves (RS), o ministro da Educação interino, Jairo Jorge da Silva, destacou a ampliação da oferta da educação tecnológica, iniciativa que integra o sistema de expansão da educação superior e do ensino profissional do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Se queremos abrir os caminhos de inserção do Brasil no mercado globalizado, temos que investir em educação, especialmente na educação profissional", afirmou o ministro interino a alunos, professores e empresários de Bento Gonçalves, município que integra o pólo de produção de uvas e vinhos do Rio Grande do Sul. Segundo Jairo Jorge, as 144 escolas públicas de educação profissional atendem 700 mil estudantes, número muito pequeno para as dimensões do país.

Com a expansão em curso, explicou, as matrículas serão ampliadas em todas as regiões. De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, o projeto do governo federal prevê a implantação de 60 escolas técnicas e unidades descentralizadas dos Cefets.

Ao pedido de transformação do Cefet Bento Gonçalves em universidade tecnológica, feito pela diretoria da instituição, o ministro Jairo Jorge respondeu que o ensino superior deve ser estratégico e voltado para o desenvolvimento e que o MEC vai analisar todas as possibilidades.

Com 607 alunos e 32 professores, o Cefet Bento se destaca pela formação de mão-de-obra qualificada em viticultura e enologia. Tem o único curso de tecnólogo em viticultura do país e é responsável pela oferta de quadros qualificados para todo o Rio Grande do Sul e, a partir de agora, também para as vinícolas de Petrolina, em Pernambuco, que investem na produção de uvas de mesa, sucos e vinhos.

Rede - Além do Cefet Bento, a rede de educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Sul compreende os Cefets de Pelotas e de São Vicente do Sul, uma escola agrotécnica federal (EAF), na cidade de Alegrete, e uma unidade descentralizada (Uned) em Sapucaia do Sul.

 

Lígia Girão e Ionice Lorenzoni

 

Palavras-chave: mec, notícias, jornalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5680&catid=209