Ministério avalia materiais didáticos da educação de jovens e adultos

 

A produção de materiais didáticos e pedagógicos específicos para os professores e os alunos da educação de jovens e adultos (EJA) é tema de oficinas que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e a Fundação Unitrabalho realizam nesta terça-feira, 30, e quarta-feira, 31. As atividades serão no Hotel Nacional, em Brasília, das 9h às 17h.

Durante dois dias, organizações da sociedade civil, como o Ministério do Trabalho, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento das Mulheres, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Força Sindical, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), vão avaliar os materiais que estão sendo produzidos por especialistas com acompanhamento da Secad e da Unitrabalho, e oferecer sugestões.

O material de apoio aos professores e de estudo dos alunos de EJA é composto de 27 volumes correspondentes ao primeiro segmento do ensino fundamental, com o trabalho como tema transversal. Os professores receberão cadernos que tratam de 13 temas e um guia que explica a concepção metodológica e pedagógica do material. Os alunos receberão 13 cadernos no formato de revista ilustrada. Segundo a coordenadora-geral de Educação de Jovens e Adultos da Secad, Cláudia Veloso, os cadernos, que serão oferecidos no segundo semestre, têm o objetivo de enfrentar a escassez de materiais didáticos que atendam às especificidades do público de EJA. O MEC distribuirá 1,269 milhão de exemplares em 47 mil coleções.

Tanto o material dos professores como dos alunos tratam dos temas trabalho e meio ambiente; globalização e mundo do trabalho; trabalho e emprego (dois cadernos); economia solidária; mulher e trabalho; diversidade e mundo do trabalho (dois cadernos); lazer, subjetividade e modernidade; saúde e segurança no trabalho; cultura e trabalho; tecnologia e trabalho; trabalho no campo.

Além da oficina de terça e quarta-feira, a Secad realizará cinco encontros regionais nos próximos dois meses. Em junho, os encontros serão em Belo Horizonte (MG), dia 8; em Salvador (BA), dia 12; em Goiânia (GO), dia 19. Em julho, as reuniões serão em Belém (PA) e Florianópolis (SC), ainda sem data marcada. No fim de agosto, a Secad realiza encontro nacional para encerrar o projeto. A etapa seguinte será a distribuição dos materiais.

 

Repórter: Ionice Lorenzoni

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias

 

Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6373&catid=204