Minas tem 131 mil inscritos no Enem

26/05/2011

 

Minas é o segundo estado em número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com 131,7 mil candidatos cadastrados até as 17h de ontem, os mineiros só perdem para São Paulo (213 mil) no ranking. Balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que 1,2 milhão de pessoas se inscreveram, de segunda-feira até o fim da tarde de ontem. Quem ainda não garantiu o direito de fazer o teste deve ficar atento, pois as inscrições terminam em 10 de junho, às 23h59, e devem ser feitas exclusivamente pela internet. A previsão do MEC é de que 6 milhões de brasileiros participem das provas, marcadas para 22 e 23 de outubro.

A grande procura dos mineiros pelo Enem se justifica pela adesão das instituições de ensino superior do estado ao exame. Além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vai substituir a primeira etapa do vestibular pela prova do MEC, as federais de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (Ufla), de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM) já confirmaram o uso do teste em seus processos seletivos. As outras seis universidades federais do estado ainda não divulgaram posicionamento oficial sobre o aproveitamento do teste para seleção.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.enem.inep.gov.br ou http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, com CPF e documento de identidade em mãos. A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até 13 de junho, em agências do Banco do Brasil. A isenção da taxa é garantida aos alunos que estiverem cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Estudantes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade financeira também podem pedir o benefício.

 

Glória Tupinambás

 

> Estado de Minas, Belo Horizonte MG