Menos de 30% dos estudantes pobres no Brasil
concluem o ensino médio
Estudo
identifica que a falta de interesse é o principal fator para evasão escolar
02/07/2014
Pouco mais da
metade dos jovens brasileiros (58%) conclui o ensino médio. A informação surpreende
ainda mais quando se percebe que enquanto 85% dos alunos mais ricos no País
terminam essa etapa do ensino, apenas 28% dos jovens com menos recursos chegam
ao mesmo resultado.
Os dados fazem
parte de uma análise do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
intitulada “Vamos lá, Brasil! Por uma nação de jovens formados”.
A partir de oito
pesquisas domiciliares em países da América Latina, o BID identificou que a
maioria dos estudantes entre 13 e 15 anos que não frequentam a escola apontam a
falta de interesse nos estudos e a qualidade da educação como a principais
razões para o abandono.
Além disso,
segundo o relatório, os jovens entrevistados não estão convencidos de que a
educação é um instrumento para que tenham melhores condições de vida.
Prevenção
Frente à
situação, a análise do BID indica ser necessário que os gestores escolares e os professores identifiquem os
jovens que apresentam desmotivação para os estudos.
O documento
destaca que a assiduidade, comportamento em sala de aula e aprovação nas
matérias são termómetros para medir o interesse do
estudante e sua pré-disposição à desistência.
Além disso,
indica-se que, uma vez identificados em um aluno os “sintomas” que podem levar
à evasão, é necessário abordar diretamente esses estudante para impedir uma
possível desistência dos estudos.
Na prática, isto
significa que é necessário avaliar todos os dias os alunos que vão para a
escola, saber por que eles não o fazem (quando não comparecem), e seguir o
desempenho durante as aulas.
Exemplos
Uma vez
identificados os problemas, os especialistas focados em dar atenção individual
os possíveis desistentes podem colocar em ação intervenções apropriadas para
cada aluno.
O relatório
mostra que no México, por exemplo, o SIAT (Sistema de Alerta Precoce) permite que as
autoridades de educação identifiquem os alunos em risco por meio do
monitoramento de dados básicos como ausências e notas.
Na Argentina, a
presidência e o ministério da Educação lançaram uma campanha de conscientização
direcionada a estudantes do último ano do ensino médio. A ação, chamada Ponele título a tu secundario (Tenha o
seu título da educação secundária) incentiva os alunos a zerar pendências e
obter o diploma de ensino médio.
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