Medidas vão reduzir déficit de professores no Ensino Médio

22/04/2003 21:02

 

Para reduzir o déficit de professores de Português, Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio, o secretário de Educação Média e Tecnológica, Antônio Ibañez, informou terça-feira, 22, que além da de bolsa de estudos gratuita para as licenciaturas, a Semtec estuda mais três ações.

 

Em articulação com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), com as secretarias de Educação Superior (SESu/MEC) e Educação a Distância (Seed/MEC), com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) e com os reitores, a Semtec vai traçar o diagnóstico da demanda de professores de licenciatura por estado e verificar de que forma essa deficiência poderá ser sanada. A estimativa, explicou Ibañez, é que faltam cerca de 80 mil professores.

 

A segunda é a doação de bolsa de estudo para os estudantes que trabalham para complementar a renda. Essa medida se justifica a partir dos dados sobre desempenho dos alunos do ensino médio medidos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Médio (Saeb) 2001. Os números do Saeb, diz Ibañez, revelam que 76% dos alunos que estudam à noite e trabalham durante o dia têm baixo desempenho escolar, repetem o ano e, freqüentemente, abandonam os estudos. A doação de bolsas para os alunos e o seu valor mensal, segundo o secretário, fazem parte do programa de expansão do ensino médio que está sendo discutido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intenção da Semtec é executar um projeto piloto em 2004 para avaliar sua repercussão.

 

Livros – Outra medida em estudo é a doação de livros didáticos de matemática e ciências para os alunos de ensino médio das escolas públicas. A medida, diz o secretário, objetiva apoiar os alunos que, por falta de recursos, estudam apenas com as anotações que fazem em sala de aula e xerox de livros, o que é muito pouco. As ações descritas pelo secretário Antônio Ibañez serão apresentadas e discutidas em 5 e 6 de junho durante o seminário do ensino médio que será realizado em Brasília.

 

 

Repórter: Ionice Lorenzoni

 

 

 FONTE: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasDiaImp.asp?id=3453