MEC quer
professores indígenas com, no mínimo, ensino médio até 2010
19/04/2007 13:21
O Ministério da Educação trabalha para que, até o final de 2010, cada um
dos cerca de 8.730 professores indígenas do país tenha concluído, no mínimo, o
ensino médio. Esta é uma das metas para a capacitação de professores indígenas,
anunciada pelo secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
(Secad/MEC), Ricardo Henriques, durante sessão ordinária da Câmara de Educação
Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) dedicada aos índios brasileiros.
A sessão ocorrida na tarde desta quarta-feira, 18, foi presidida pelo
conselheiro e indígena Gersem Baniwa.
“Hoje, podemos apontar os avanços alcançados na educação indígena, mas o
tamanho do desafio que precisa ser enfrentado é proporcional à dívida que o
país tem com os povos indígenas”, afirmou Ricardo Henriques. Para a educação, o
maior desafio é dar conta de uma melhor qualidade do ensino e, ao mesmo tempo,
assegurar as especificidades dos povos indígenas.
Segundo o secretário, é preciso criar instrumentos para que nenhuma
prefeitura ou governo estadual desconsidere as especificidades indígenas. “Isso
se faz com o aprofundamento da agenda do regime de colaboração entre os
sistemas de ensino municipal, estadual e federal”, disse o secretário.
Outro desafio é o de garantir que os indígenas participem mais das decisões
sobre educação. Existem sete conselhos escolares de educação indígena no
Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Roraima. “O que
se quer é que esses conselhos sejam plurais, com assento para indígenas e não
indígenas, e não só espaço de representação, mas, também, de formulação e
implementação das políticas”, explicou.
Dia do Índio — Na semana em que se
comemora o Dia do Índio, os conselheiros da Câmara de Educação Básica se
reuniram para analisar os desdobramentos da reunião ordinária, no mês passado,
Maria Pereira