MEC fortalece educação básica e superior no Ceará

23/05/2007 16:56

As escolas públicas de ensino médio do Ceará receberão, até agosto, 222 novos laboratórios de informática equipados com computadores e impressoras. Com essa distribuição, a rede pública do ensino médio no estado terá 487 laboratórios. Em 2006, o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) entregou 265 laboratórios.

Além da informatização promovida pelo ProInfo, o Ceará também recebeu 111 núcleos de informática do Pró-Jovem, que é uma ação da Presidência da República. Os núcleos do Pró-Jovem foram implantados em escolas públicas de Fortaleza e municípios da região metropolitana. O Ceará foi um dos primeiros estados a enviar ao ministério a relação das escolas de ensino médio a serem beneficiadas com equipamentos de informática.

A distribuição de laboratórios de informática não é uma ação isolada no Ministério da Educação. O MEC também promove programas de capacitação de professores e orientadores que vão ensinar os alunos a utilizar os recursos da informática e introduzi-los no mundo das novas tecnologias da informação. Os computadores para uso dos alunos são equipados com 220 objetos de aprendizagem que trazem conteúdos referentes ao ensino médio; 200 horas de imagens audiovisuais digitalizadas com programas da TV Escola; mil obras acadêmicas do Portal Domínio Público e 50 softwares educacionais.

DVD Escola ― Outra ação do MEC no Ceará é a distribuição de recursos audiovisuais vinculados ao projeto DVD Escola. Neste ano, 980 instituições públicas de educação básica vão receber aparelhos de DVD para veiculação de mídias aos alunos ― filmes, programas didáticos e educativos. No ano passado, 3.229 escolas públicas receberam DVDs do ministério.

Universidade Aberta ― A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é responsável pela expansão do ensino superior no interior do Ceará. A implantação dos primeiros cursos de graduação começa neste semestre, por meio de uma parceria da UAB com as universidades federais do Ceará (UFC), Rural de Pernambuco (UFRPE), da Paraíba (UFPB) e o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet-CE).

A partir de junho, a Universidade Aberta inicia atividades em 12 pólos de ensino do Ceará. São eles que darão apoio presencial aos estudantes nos cursos de licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica, oferecidos em diferentes municípios. Entre os pólos implantados pelo MEC no estado destacam-se: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Caucaia, Meruoca, Quixadá, Quixeramobim 1 e 2, São Gonçalo do Amarante e Ubajara.

Os primeiros cursos ministrados nos pólos são de física, química, letras-português, letras-inglês, matemática, computação, administração e hospedagem. A expansão abrange, ainda, o ensino de pós-graduação a distância. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai oferecer, a partir de junho, no pólo de Ubajara, dois cursos de pós-graduação, com duração de 360 horas, em gestão em saúde e ativação de processos de mudanças na formação. A partir de setembro, receberão pólos da UAB os municípios de Camocim, Fortaleza, Limoeiro do Norte e Russas.

Rafael Ortega