MEC premia projetos do ensino médio noturno

 

Dez escolas com projetos vencedores do concurso para a melhoria do ensino médio noturno, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), recebem nesta quinta-feira, dia 16, prêmios de R$ 140 mil cada. A cerimônia ocorre às 9h, no Hotel Mercure, em Brasília, com a presença do secretário executivo do MEC, Jairo Jorge, e do secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas Fernandes.

"O concurso foi criado para estimular alunos do ensino médio noturno, que representam 49% das matrículas do ensino médio", diz Chagas. "Os recursos serão usados para melhorar a condição das escolas, capacitar professores e dar aos jovens aulas adequadas à sua realidade. São questões que interferem na motivação dos estudantes para ir ou não à escola após um dia exaustivo de trabalho".

Os representantes das dez escolas vão participar de seminário, durante todo o dia, para expor os projetos e discutir uma organização curricular específica para o ensino noturno. O departamento recebeu mais de 900 inscrições. "Nesse conjunto há iniciativas importantes para a melhoria da aprendizagem e, com base nesses projetos, a secretaria vai discutir e elaborar, com a participação dos coordenadores estaduais de ensino médio, propostas diferenciadas de gestão e de organização curricular adequadas com a realidade do aluno e atendendo à especificidade do turno da noite", afirmou a diretora de Políticas de Ensino Médio da SEB, Lúcia Helena Lodi.

Apoio financeiro - Segundo Lúcia Lodi, "é a primeira vez que o governo federal dá apoio financeiro ao ensino médio noturno. Queremos assegurar melhor condição de aprendizagem e inclusão social", ressalta. De acordo com dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2005, quase a metade das matrículas na rede pública para essa etapa do ensino pertencem ao turno da noite. São 3,9 milhões de alunos no período noturno e quatro milhões no diurno.

O maior percentual de abandono registrado no censo foi no ensino médio, onde 15,3% dos alunos não concluíram o ano letivo, enquanto no ensino fundamental foram 7,79%. O índice mais elevado de estudantes que abandonaram as salas de aula foi constatado nas escolas de ensino médio estaduais (17,4%).A lista dos projetos está disponível na página eletrônica da SEB.

 

Repórter: Heloisa d'Arcanchy

 

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Fonte:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5787&catid=211