MEC divulga resultados do Encceja 2008; 780 mil participaram da prova do supletivo

Da Redação em São Paulo

Portal UOL Educação, 16/03/2009

 

O MEC (Ministério da Educação) divulgou os resultados do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) nesta segunda-feira (16). A prova é o supletivo oficial do MEC e contou com cerca de 780 mil participantes. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que mantém o site, afirma que a rede pode passar por instabilidade devido ao grande número de acessos. Os alunos podem acessar as notas pela internet, de três maneiras: informando o seu número de inscrição; preenchendo o seu nome completo, data de nascimento e Unidade da Federação do seu endereço ou informando o número do seu CPF ou RG e UF da carteira de identidade.

É necessário informar a senha de inscrição, que foi entregue durante na inscrição. Quem não estiver de posse da senha pode cadastrar  uma nova pelo sistema. Está disponível também a comparação entre a média individual e a nacional. Quem participou também receberá o boletim de desempenho por correspondência. Em 2008, o exame teve 780 mil inscritos, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2.300 unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros.

Certificado - As certificações serão feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderiram ao exame. Para obter o documento, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com total autonomia para realizar as certificações. É possível obter certificação em cada uma das provas realizadas.

O programa - O Encceja é um programa do governo federal que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na escola e é semelhante ao exame supletivo. Durante o processo, os candidatos foram avaliados nas seguintes disciplinas: Ensino fundamental: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais. Ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0/xx/61/2104-8827, 0/xx/61/2104-8738, 0/xx/61/2104-9951 e 0/xx/61/2104-9509.