Matrículas abertas para Brasil Alfabetizado, Projovem Urbano e EJA

01/10/2014

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SME), informa que, de 1º de dezembro de 2014 a 5 de janeiro de 2015, serão realizadas as matrículas dos alunos das turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funcionam no turno da noite nas escolas da rede pública de ensino de Fortaleza.

As matrículas podem ser feitas em qualquer escola da rede municipal. A unidade que receber a matrícula encaminhará o aluno para um dos polos da EJA, que concentram também as atividades do PBA e do Projovem Urbano e estão localizados nos seis Distritos Educacionais do município de Fortaleza, optando pelo mais próximo da residência do estudante. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula são: identidade, três fotos 3x4 e a pasta escolar (para guardar os documentos). O contato para informações sobre as matrículas é 3459.5905.

De 15 a 19 de dezembro, será a vez da matrícula de alunos novatos a partir de 4 anos de idade (pré-escola). No dia 15/12, poderão se matricular os alunos de 4 a 6 anos; no dia 16/12, alunos de 7 a 9 anos; no dia 17/12, alunos de 10 a 12 anos; no dia 18/12, alunos de 13 e 14 anos e no dia 19/12, alunos a partir de 15 anos. Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), três fotos 3x4, documento de identificação social do responsável, comprovante de residência, cartão de vacinação.

Nesse mesmo período, os pais das crianças que terão prioridade na matrícula de 2015 para creches (a lista com os nomes será divulgada no dia 15/12), deverão efetivar a matrícula na instituição escolhida.

É importante ressaltar que a ausência de algum documento não pode ser impedimento para efetivação da matrícula. Caso o aluno não possua algum dos documentos solicitados, os conselhos Tutelares de cada Distrito de Educação devem ser acionados para regulamentação da documentação. O responsável pode efetuar a matrícula e depois entregar a documentação.

Vale lembrar que essas datas são estipuladas para organização do calendário, no entanto, as matrículas para ingresso de alunos na rede municipal de ensino estão abertas durante todo o ano.

 

Fonte:

http://www.vermelho.org.br/noticia/254453-61