Mato Grosso aumenta vagas no ensino profissional

13/09/2006 11:44

O ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugura nesta quarta-feira, 13, às 15h, a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Bela Vista, na região metropolitana de Cuiabá. O MEC está investindo R$ 1,6 milhão em infra-estrutura e equipamentos para transformar o campus de Bela Vista em Uned. Parte dos recursos, R$ 615 mil, já foi utilizada na construção do novo prédio da Unidade, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Mato Grosso. Antes, às 11h30, o ministro visita as obras da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

O primeiro pavimento do prédio da Uned, que irá abrigar novos cursos, está pronto. Outros dois pavimentos serão erguidos, posteriormente. O campus de Bela Vista oferecia apenas o curso de química, com 200 alunos. Com a transformação em Uned, a escola vai praticamente dobrar sua capacidade de atendimento, em 2007.

Terá inicialmente 175 novas vagas, a maioria para cursos técnicos: 25 na área de alimentos; 25 de segurança do trabalho; 25 de trânsito e 50 novas vagas para química. A Unidade ganhará também o curso superior de tecnologia em controle ambiental, com 50 vagas. O MEC autorizou o Cefet-MT a realizar concurso público para atender aos novos cursos e à nova estrutura administrativa da Uned. Um total de 32 servidores já está trabalhando.

Expansão – O MEC está construindo ou transformando em federais 60 escolas profissionais, 18 das quais – 15 comunitárias e três municipais – estão sendo melhoradas, reequipadas e passarão ao comando do MEC. As outras 42 são escolas técnicas, agrotécnicas e Uneds que estão em construção ou cujas obras começam no ano que vem.

Dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) indicam que, em 2005, 4.861 alunos estavam matriculados nesta modalidade de ensino em Mato Grosso. A rede federal de educação profissional e tecnológica do estado é composta por quatro escolas: os Cefets de Mato Grosso e o de Cuiabá; a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres; e a Uned de Cuiabá, esta última fazendo parte do projeto de expansão.

O Cefet-MT oferece formação profissional em construção civil, indústria, gestão, turismo e hospitalidade, informática, química, telecomunicações e design. Oferece ensino médio, cursos de extensão, graduação e pós-graduação. O Cefet Cuiabá forma jovens nas áreas de agropecuária e informática e a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres tem cursos de agropecuária, informática e meio ambiente.

Repórter: Súsan Faria