Notícias Setec

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica    

Nº 100 - 11 a 17 de julho de 2005

 

Mais escolas de educação profissional

 

Plano de expansão prevê criação de 32 instituições em 1,3 mil municípios

 

O projeto do Ministério da Educação para a ampliação da rede federal de educação profissional e tecnológica prevê a expansão do ensino técnico para mais 1,3 mil municípios, em 18 estados. Se aprovado pelo Congresso Nacional, serão criadas 32 escolas e 54.136 vagas em cursos técnicos de nível médio e superiores de tecnologia. A proposta implica a geração de 3.338 novos empregos e no investimento de R$ 70 milhões para a construção de escolas ou adaptação das estruturas já existentes, compra de equipamentos e capacitação profissional.

 

A rede tem, atualmente, 144 escolas. São 34 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 43 unidades descentralizadas, 36 escolas agrotécnicas federais (EAF), 30 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e a Escola Técnica Federal de Palmas, Tocantins.

 

Com 95 anos de existência, as escolas da rede federal oferecem 666 cursos técnicos e 189 tecnológicos, em 23 estados. São 11,9 mil professores, que atendem 230 mil estudantes.

 

 

Plano - No projeto do Governo Federal, serão criadas escolas técnicas no Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul; escolas agrotécnicas em Mato Grosso, Pará, Roraima e Distrito Federal e 25 unidades de ensino descentralizadas nos Cefets da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.