Maior competição mundial de educação profissional acontecerá pela primeira vez no Brasil

WorldSkills São Paulo 2015 reunirá mais de 60 países no Anhembi, em São Paulo

20/07/2015

A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills Competition, acontecerá pela primeira vez no Brasil, reunindo 1.230 competidores, de mais de 60 países para participar de provas que simulam desafios de 50 profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

A competição, denominada WorldSkills São Paulo 2015, será realizada no Anhembi Parque, em São Paulo (SP), entre os dias 11 e 16 de agosto. O evento utilizará 213 mil m² de área total do Anhembi e será aberto à visitação gratuita do público durante os quatro dias de provas, de 12 a 15 de agosto. A expectativa é receber mais de 200 mil visitantes no período, além das duas mil pessoas, entre competidores, técnicos, voluntários, avaliadores e organizadores do evento.

Com o objetivo de estimular o ensino técnico para os jovens do mundo todo, a WorldSkills Competition nasceu na Espanha, em 1946. Na época, havia uma grande necessidade de trabalhadores qualificados quando o diretor-geral da OJE (Organização Espanhol Juventude), José Antonio Elola Olaso, achou que era necessário convencer os jovens, bem como os seus pais, os professores e os potenciais empregadores, que seu futuro dependia de um sistema eficaz de formação profissional e criou a WorldSkills Competition.

Promovida pela WordSkills International, entidade que trabalha desde 1950 para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas em todo o mundo, a competição é realizada a cada dois anos em um país diferente. Esta será a 43ª edição, realizada pela primeira vez no Brasil e na América Latina com disputas distribuídas em seis áreas: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção Civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços, subdivididas em 50 profissões.

Os competidores dos 63 países e regiões de cinco continentes deverão realizar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais no mercado de trabalho e cumpri-las dentro de padrões internacionais de qualidade. Os competidores mais bem colocados em cada uma das modalidades serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e os quartos lugares com um certificado de excelência.

Há ainda o prêmio Albert Vidal que é conferido ao melhor aluno da competição. E, para os países participantes a WorldSkills International divulga rankings das nações, o que propicia às Delegações a avaliação de seu desempenho nas diferentes edições da Competição.

A última edição da competição internacional aconteceu em Leipzig, na Alemanha, em 2013, quando mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações.

 

Seleção dos competidores

 

Os participantes da disputa internacional são estudantes de cursos técnicos e  jovens profissionais de até 22 anos de idade e, conquistaram a vaga por meio de provas seletivas em seus próprios países. Cada modalidade tem apenas um representante de cada país.

Para inscrever seus competidores os países precisam ser associados à WorldSkills International. Atualmente são 74 países e regiões Membros – entre eles o Brasil – associados e atuando com jovens, professores e indústrias para apoiar a preparação dos profissionais do presente para o trabalho do futuro.

Delegação Brasileira

 

A delegação brasileira que participará da WordSkills São Paulo 2015 tem 56 competidores, dos quais 50 são alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior equipe já reunida pelo País para a competição internacional.

Os mais bem colocados na competição nacional da Olimpíada do Conhecimento em 2014 permaneceram em treinamento e concorreram entre si pela vaga no mundial. Essa foi a etapa final para os competidores que também disputaram etapas dentro das escolas de formação profissional e nas competições estaduais da Olimpíada do Conhecimento. Nas etapas seletivas para o mundial os jovens profissionais participam de três provas ao longo de oito meses antes do início da competição. Aquele que alcança o melhor índice técnico fica com a vaga para a sua modalidade.

 

O local das provas

A competição ocupará 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, localizado na região norte da capital paulista, e terá três áreas ocupadas simultâneamente - Pavilhão de Exosições, Sambódromo e Palácio de Convenções.

O local escolhido para a WordlSkills São Paulo 2015 é um dos maiores centros de eventos da América Latina e fica a apenas 7 km do centro da cidade, a 15 km do Aeroporto de Congonhas e a 28 km do Aeroporto de Guarulhos, além da proximidade com hotéis e principais vias expressas da cidade. Há, ainda, estacionamento com capacidade para até 8,5 mil veículos.

Serviço

WorldSkills São Paulo 2015

Anhembi Parque  - Av. Olavo Fontoura, 1209

Santana - São Paulo - SP

Visitação pública de 12 a 15 de agosto das 9 às 17 horas

 

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/especial-publicitario/senai/worldskills-sao-paulo/2015/noticia/2015/07/maior-competicao-mundial-de-educacao-profissional-acontecera-pela-primeira-vez-no-brasil.html