Lula inaugura campus na Paraíba com 729 matriculados
Segunda-feira, 27 de julho de 2009 - 15:23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura nesta terça-feira, 28, o campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na escola foram investidos R$ 5 milhões. A solenidade será transmitida para todo o Brasil pela TV NBR e TV MEC, a partir das 11h.
A escola faz parte do plano de expansão da educação profissional do Governo Federal, iniciado em 2005 e previsto para ser concluído no final do próximo ano. Estão sendo construídas 214 escolas, com investimento de R$ 1,1 bilhão. Destas, já estão em funcionamento 82 unidades em todas as regiões do país, com 38 mil novas matrículas.
Até 2002, a rede federal contava com 140 unidades. Atualmente a rede já possui 222 escolas e 215 mil vagas de cursos técnicos, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. No final de 2010 serão 354 escolas e 500 mil vagas.
Nível médio – O campus do IFPB oferece cursos técnicos de nível médio em informática e mineração. Também tem o curso superior de tecnologia em telemática. Atualmente, 729 estudantes estão matriculados na instituição. Já foram contratados por concurso 40 professores e 33 técnico-administrativos para a instituição. O campus está localizado na Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671, Bairro Jardim Dinamérica.
Histórico – No ano de seu centenário, a rede federal dá mais um salto de qualidade. Desde 29 de dezembro de 2008, quando o Diário Oficial da União publicou a Lei 11.892, instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 75 unidades descentralizadas de ensino (uneds), 39 escolas agrotécnicas, 31 centros federais de educação tecnológica (cefets), 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais.
São 38 institutos federais presentes em todos os estados, oferecendo ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as novas escolas que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.
Essa rede é formada ainda por instituições que não aderiram aos institutos federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São dois cefets, 25 escolas vinculadas a universidades e uma universidade tecnológica. Saiba mais no Portal do MEC.
Assessoria de imprensa da Setec
Palavras-chave: Educação tecnológica, institutos federais, rede federal de educação profissional científica e tecnológica
Fonte: