Livro didático chega pela primeira vez aos alunos do ensino médio

27/07/2005 16h15

 

Em Arcoverde, cidade de 75 mil habitantes a 240 quilômetros de Recife (PE), os 77 alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas receberam livros de português e matemática, gratuitamente. É a primeira vez que alunos da cidade podem estudar com livros didáticos, oferecidos pelo MEC, assim como ocorreu com alunos das 5.392 escolas públicas de nível médio das regiões Norte e Nordeste.

 

“Os alunos adoraram”, disse a vice-diretora da Escola Industrial de Arcoverde, Elba Polyanna Claudino. Segundo ela, com os livros, estudantes e professores usam melhor o tempo. “Perdíamos tempo, copiando matérias. O livro ajuda a pesquisar, estudar, fazer deveres.” Ela ressalta que as obras, entregues pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), são boas. “Tivemos participação na escolha.” Na Escola Industrial de Arcoverde estudam 1.100 alunos, 350 no ensino médio.

 

Implantado em 2004, o Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM), com processo de escolha e compra das obras, inicialmente distribuiu 2,7 milhões de livros de português e matemática. O programa vai universalizar a distribuição de livros didáticos destas disciplinas para todo o ensino médio em 2006. Assim, 84 milhões de alunos das três séries de todas as 16.148 escolas do país vão ser beneficiadas no início do próximo ano.

“Os livros foram escolhidos pelas escolas, contratamos editoras e eles já começaram a ser impressos. No fim do ano, começam a chegar às escolas”, informa Daniel Silva Balaban, diretor de Ações Educacionais do FNDE. Em 2007, o FNDE deve expandir o Pnlem de forma gradativa, com aquisição de livros de português, matemática, história e geografia. “Nenhum país do mundo tem programa de distribuição de livro didático como o Brasil.”

 

Balaban ressalta que o processo de distribuição feito pelos Correios é bem montado. “Os livros chegam em locais com realidades distintas, inclusive em regiões do Amazonas, onde o transporte é feito de barcos.” O FNDE criou o Sistema de Monitoramento de Controle de Remanejamento de Reserva Técnica (Siscort), com acesso on line pelos secretários de educação, que controlam a distribuição dos livros, sabem onde eles chegaram e onde pode ser feito remanejamento.

 

PNLD - O FNDE trabalha com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que beneficia mais de 30 milhões de estudantes do ensino fundamental, com 120 milhões de livros de cinco disciplinas. Entre 1994 e 2004, o PNLD adquiriu, para utilização de 1995 a 2005, o total de 1,026 bilhão de livros, distribuídos para uma média anual de 30,8 milhões de alunos, matriculados em 172,8 mil escolas. O PNLD investiu R$ 3,7 bilhões.

 

Pelo PNLD 2006 Dicionários serão atendidas mais de 478 mil salas de aula de 139 mil escolas públicas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, beneficiando 16,9 milhões de alunos. Para isso, o FNDE vai adquirir 490 mil acervos, cada um com dez dicionários, que serão utilizados coletivamente pelos alunos em sala de aula.

 

Distrito Federal - No Distrito Federal, os 600 alunos de ensino fundamental do Centro Educacional nº 3 do Guará II recebem, todos os anos, os livros do PNLD. A novidade virá em 2006, quando os 983 estudantes do ensino médio terão o benefício. “Recebemos carta do MEC pedindo para escolhermos os livros de português e matemática que queremos para os alunos do ensino médio”, explica a diretora, Zilda Maria de Melo Soares.

 

Segundo ela, o livro didático é um recurso importante para a aprendizagem. A diretora faz questão de entregar os livros aos pais dos alunos e explicar a importância de cuidar bem do material. “Livro é caro e os alunos precisam ter a consciência de que devem zelar por eles; afinal, é nosso dinheiro, são nossos impostos que estão ali”, afirma.

 

Mais informações pelos telefones (61) 3212-4120 e 3212-4856, no FNDE; na Escola Industrial de Arcoverde (PE), pelo telefone (87) 3821-0557; e no Centro Educacional nº 3 do Guará II, pelo telefone (61) 3567-2700.

 

Repórter: Susan Faria

 

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=2316&FlagNoticias=1&Itemid=2439