Juiz de Fora recebe Selo de Município Livre do Analfabetismo

Cidade foi reconhecida por atingir mais de 96% de alfabetização.

Além de Juiz de Fora, título foi emitido a 206 municípios do país.

21/06/2014

 

 

Juiz de Fora recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo de Município Livre do Analfabetismo, que reconhece que a cidade atingiu mais de 96% de alfabetização entre jovens e adultos. O título foi emitido a apenas 207 entre 5,5 mil cidades brasileiras, conforme informado pela assessoria da Prefeitura.

A outorga do MEC é prevista no decreto número 6.093, de 24 de abril de 2007, que dispõe sobre a reorganização do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que visa a universalização da alfabetização de jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade.

Atualmente, a rede municipal de ensino tem cerca de  6,5 mil alunos matriculados em 42 escolas - entre as 101 instituições de ensino - que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades presencial e semipresencial. Em 2013, 2.700 alunos concluíram o ensino fundamental da EJA.

Juiz de Fora conta ainda com o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), do Governo Federal, que possibilita a conclusão do ensino fundamental em 18 meses, com a possibilidade de qualificação profissional em duas áreas: alimentação ou construção e reparos. Durante o curso, o aluno recebe um auxílio mensal de R$ 100 e material didático gratuito. As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 18 às 22 horas, na Escola Municipal (E.M.) Professora Thereza Falci, E.M. Amélia Mascarenhas e Centro de Educação de Jovens e Adultos Doutor Geraldo Moutinho.