Jovens de Erechim (RS) se formam no
Escola de Fábrica
22/09/2006 17h55
A Câmara de Vereadores de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, a 360 quilômetros de Porto Alegre, vai receber alunos do programa Escola de Fábrica para a solenidade de sua formatura, nesta sexta-feira, 22, às 19h30. A turma de 20 alunos fez o curso de iniciação profissional em montagem industrial na empresa Comil, que atua na área de metalurgia e montagem de carroceria de caminhões. O Escola de Fábrica é realizado pelo MEC, com a parceria da iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos, para oferecer formação profissional a jovens de 16 a 24 anos de idade.
Em Erechim, o Sindicato dos Metalúrgicos do município e o Instituto Integrar do Rio Grande do Sul foram parceiros do MEC no Escola de Fábrica. O Instituto Integrar, que desenvolve ações de formação e qualificação profissional dos trabalhadores que se encontram em situação de desemprego ou em busca do primeiro trabalho, vai iniciar outras 18 turmas do Escola de Fábrica em 18 cidades litorâneas do Rio Grande do Sul. Destas, 14 são de pescadores ou filhos de pescadores e farão cursos no setor de pesca sustentável.
O Rio Grande do Sul foi contemplado até agora com 7.105 vagas no Escola de Fábrica. Foram 3.305 alunos matriculados em 2005, 2.960 este ano e outras 840 vagas liberadas recentemente, cujas aulas devem começar ainda este ano.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com Unidades Gestoras (prefeituras, ONGs, secretarias estaduais e municipais de Educação, fundações, escolas e cooperativas) e Unidades Formadoras (empresas e indústrias onde funciona o projeto).
Repórter: Súsan Faria
Fonte http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=5721&FlagNoticias=1&Itemid=5867